Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

EB/JI Aljubarrota pede ajuda à comunidade para renovar espaço exterior

Data:

Partilhar artigo:

Encarregados de educação, alunos e professores, bem como toda a comunidade envolvente, podem participar na requalificação do espaço exterior da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Carvalhal de Aljubarrota.

Encarregados de educação, alunos e professores, bem como toda a comunidade envolvente, podem participar na requalificação do espaço exterior da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Carvalhal de Aljubarrota.

Uma cabra anã, um coelho, dois pintos, dois cocós e quatro porcos-da-índia vão “invadir” a escola para fazer as delícias dos mais novos e, ao mesmo tempo, promover entre eles a ligação à terra.

Região de Cister - Assine já!

“Sempre que possível temos atividades abertas para os encarregados de educação”, conta Catarina Jesus, coordenadora daquele estabelecimento escolar, que funciona segundo o modelo educativo “Escola Rumo ao Futuro”, inspirado no Movimento Escola Moderna.

Sobre o novo projeto, “é importante mostrar às crianças de onde vêm os alimentos, para que tenham a noção de que os produtos vêm da terra”, nota a coordenadora, acrescentando que “são sempre matérias que, depois, servem para muitas aprendizagens, desde o português à matemática”. 

Para muitos alunos, esta é a primeira vez que tomam contacto com estes animais. “No primeiro dia o pinto foi largado no chão da cantina, tendo sido batizado pelos alunos com o nome de ‘aspirador’”, recorda a educadora Natália Fernandes. “Todos os animais ficarão ao cuidado de voluntários, durante os horários em que a escola ficará fechada”, acrescenta.

“A ideia é envolver a população. Há muitas senhoras de idade que vão até à vedação para apreciarem os projetos do exterior”, conta a coordenadora ao REGIÃO DE CISTER.

No início das atividades desbravou-se o mato, com o apoio da Junta de Aljubarrota, para se aproveitar ao máximo o terreno que a escola tem. “É um projeto de todos e para todos”, enaltece Catarina Jesus.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!