Domingo, Abril 27, 2025
Domingo, Abril 27, 2025

Junta de Turquel (também) aberta aos domingos

Data:

Partilhar artigo:

As portas da Junta de Turquel abriram pela primeira vez a um domingo de manhã dias depois de Jorge Honório ter iniciado o mandato. Começou por ser uma experiência mas, agora, todos os domingos de manhã o presidente abre as instalações da Junta para receber e ouvir as pessoas.

As portas da Junta de Turquel abriram pela primeira vez a um domingo de manhã dias depois de Jorge Honório ter iniciado o mandato. Começou por ser uma experiência mas, agora, todos os domingos de manhã o presidente abre as instalações da Junta para receber e ouvir as pessoas.

A ideia surgiu quando percebeu que, além das obrigações e responsabilidade que tinha de continuar a assumir na sua empresa, também a lei não o permitiria estar a tempo inteiro na Junta. Com o apoio da equipa, a iniciativa de abrir a sede ao domingo resulta e “há dias em que a Junta é bastante concorrida”.

Região de Cister - Assine já!

Todos os domingos, entre as 10 e as 13 horas, a Junta de Turquel está aberta e recebe entre seis a 10 pessoas. “As pessoas acabam por ter mais tempo para exprimir o que lhes vai na alma e as necessidades que têm, e nós também temos mais tempo para ouvir, é por isso que isto é bom para todos”, justifica.

Além de prescindir das horas de sono de domingo de manhã, Jorge Honório teve de aprender a conciliar tarefas e “compensar” os quatro filhos e a esposa sempre que estão juntos, seja ao fim do dia ou noutros momentos. Em Turquel, “um meio rural onde toda a gente se conhece”, a população mais idosa continua a ter o hábito de aproveitar o domingo para se deslocar ao centro da vila. “As pessoas vêm à missa, às compras ou ao mercado e o facto de estarmos aqui permite-lhes resolver outros assuntos”, sublinha.

Há fregueses que vão à Junta quase todos os domingos, outros que aparecem para expor uma queixa ou preocupação, e há ainda forasteiros que, por norma, procuram a campa de um familiar ou conhecido. 

O presidente da Junta conta que uma das histórias mais caricatas aconteceu recentemente com uma idosa com mais de 70 anos: “quer a rua dela alcatroada, sabe que é competência da Câmara mas veio à Junta expor o assunto. Ralhou tanto, tanto, tanto… e eu ouvi. Acabámos a falar de livros e histórias da vida dela. Ouvi-a durante mais de uma hora, ficámos amigos, mas a estrada continua por alcatroar”.

Aos domingos de manhã, Jorge Honório conta com a colaboração do secretário, Joaquim Alves, pilar importante para conseguir “apoiar as pessoas e resolver os problemas”. Quando não estão a atender os turquelenses, usam o tempo para “pôr a escrita em dia e planear a ordem de trabalhos da semana”.

E porque “o segredo é a alma do negócio”, o presidente da Junta de Turquel garante que uma das coisas a que a população dá mais valor é a possibilidade de falar sem a presença dos funcionários ou outras pessoas na Junta”. Pequenos gestos que “ajudam as pessoas e cumprem parte da vertente social da Junta”. 

“Há riscos que somos desafiados a correr e, ao longo da vida, vai haver sempre alguém que nos critica, mas no final o que importa é sentirmos que a nossa missão foi cumprida”, afiança Jorge Honório (PSD), que promete continuar a acordar todos os domingos de manhã para abrir as portas de Junta de Turquel, pelo menos até às próximas eleições autárquicas. Depois, o povo decide quem abrirá a porta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!