Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Confraria da Nazaré quer distribuir cabazes semanais

Data:

Partilhar artigo:

A Confraria da Nossa Senhora da Nazaré candidatou-se para ser, nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, a entidade responsável por armazenar e distribuir cabazes semanais, modelo que irá substituir o atual sistema das cantinas sociais. 

A Confraria da Nossa Senhora da Nazaré candidatou-se para ser, nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, a entidade responsável por armazenar e distribuir cabazes semanais, modelo que irá substituir o atual sistema das cantinas sociais. 

Nuno Batalha, presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, está “confiante” de que a candidatura seja aceite, uma vez que “foi a única a avançar” para assegurar esta “responsabilidade social”.

Região de Cister - Assine Já!

O resultado da candidatura deverá ser conhecido nos próximos dias, no entanto o responsável ainda não conhece todos os pormenores logísticos que este serviço acarreta. Ainda assim, o presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré garante que o “staff alargado” da instituição permite fazer face a esta nova responsabilidade. “Após discussão interna, decidimos avançar porque estamos aptos para desenvolver esta competência e, como ninguém estava a avançar para a assegurar, decidimos candidatar a Confraria por causa da nossa responsabilidade social enquanto instituição”, referiu.

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré precisa de investir “em transporte com arcas frigoríficas e armazenamento a frio” para poder assegurar a resposta social. O responsável pela instituição garante, contudo, que o projeto da Segurança Social prevê uma verba para estes investimentos, que deverá assegurar uma parte das despesas iniciais. 

O serviço das cantinas sociais é prestado, na chamada região de Cister, pela Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e da Benedita e pela Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias, no concelho de Alcobaça, e pelo Centro Social da Freguesia de Famalicão, no concelho da Nazaré. No total, estas instituições forneciam, no início do ano, mais de 200 refeições diárias.

A alteração ao modelo das cantinas sociais, financiado pela Segurança Social, e assegurado por quatro instituições privadas de solidariedade social (IPSS) dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré está a preocupar os responsáveis de várias instituições, nomeadamente da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. No entanto, o presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré está convicto que o novo modelo pode ser benéfico para os beneficiários desta resposta social. “As famílias vão ser ajudadas de forma mais proativa depois de um levantamento exaustivo das reais necessidades das populações mais carenciadas”, defende Nuno Batalha. 

Com o novo sistema, que está previsto entrar em vigor no segundo semestre deste ano, as IPSS deixam de preparar as “refeições quentes” entregues diariamente às famílias para passar a distribuir, semanalmente, cabazes de produtos frescos para que famílias assegurem a confeção das suas próprias refeições. No entanto, a Segurança Social prevê que as instituições continuem a preparar as refeições diárias em casos de pessoas que “não tenham condições para armazenar os produtos frescos ou capacidade para cozinhar”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!