Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Externato da Benedita integra Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Data:

Partilhar artigo:

O Externato da Benedita é a única escola dos concelhos de Alcobaça e Nazaré que integra o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no ano letivo 2017/18.

O Externato da Benedita é a única escola dos concelhos de Alcobaça e Nazaré que integra o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no ano letivo 2017/18. O Ministério da Educação divulgou, esta sexta-feira, a lista das escolas que aderiram voluntariamente à implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário. 

Segundo nota do Ministério da Educação, este projeto abrange os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, “cujos órgãos de direção, administração e gestão manifestem interesse na implementação do mesmo” e “visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo”.

Região de Cister - Assine já!

O despacho da tutela refere ainda que tradicionalmente, os instrumentos de autonomia das escolas não incluem a área central de atuação das escolas, isto é, a autonomia no desenvolvimento curricular. O objetivo agora é “conferir às escolas a possibilidade de participar no desenvolvimento curricular, estabelecendo prioridades na apropriação contextualizada do currículo e assumindo a diversidade ao encontrar as opções que melhor se adequem aos desafios do seu projeto educativo”.

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!