Sexta-feira, Fevereiro 7, 2025
Sexta-feira, Fevereiro 7, 2025

Externato da Benedita integra Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Data:

Partilhar artigo:

O Externato da Benedita é a única escola dos concelhos de Alcobaça e Nazaré que integra o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no ano letivo 2017/18.

O Externato da Benedita é a única escola dos concelhos de Alcobaça e Nazaré que integra o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no ano letivo 2017/18. O Ministério da Educação divulgou, esta sexta-feira, a lista das escolas que aderiram voluntariamente à implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário. 

Segundo nota do Ministério da Educação, este projeto abrange os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, “cujos órgãos de direção, administração e gestão manifestem interesse na implementação do mesmo” e “visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo”.

Região de Cister - Assine Já!

O despacho da tutela refere ainda que tradicionalmente, os instrumentos de autonomia das escolas não incluem a área central de atuação das escolas, isto é, a autonomia no desenvolvimento curricular. O objetivo agora é “conferir às escolas a possibilidade de participar no desenvolvimento curricular, estabelecendo prioridades na apropriação contextualizada do currículo e assumindo a diversidade ao encontrar as opções que melhor se adequem aos desafios do seu projeto educativo”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Aberto concurso de 26 milhões para recolha de resíduos em Alcobaça

O Município de Alcobaça "reservou" 26 milhões de euros para serviços pra recolha de resíduos urbanos e biorresíduos,...

Sede do CDP reabre após mais de um ano à espera de trabalho

A CDP, estava interdita há mais de um ano devido ao risco de rutura do telhado e reabriu...

“Aldeia” em miniatura recria tradições vitivinícolas

Pretende recriar todo o processo da produção do vinho: da plantação da vinha, a vindima, a produção do...

Casa Beira Mar está de portas abertas na Praia há 58 anos

Num francês irrepreensível, Joaquim Silvério Ferreira, de 82 anos, atende um casal de turistas com a mesma dedicação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!