Domingo, Novembro 24, 2024
Domingo, Novembro 24, 2024

Negócios de verão sobre rodas

Data:

Partilhar artigo:

Por estes dias, certamente, já se terá cruzado no trânsito das ruas da Nazaré com o tuk tuk conduzido por António Fialho. O nazareno, que se viu desempregado depois de 16 anos a trabalhar como fiscal de construção civil nos Açores, viu na beleza natural da vila uma oportunidade para levar os “palecos” a passear em três rodas.

Por estes dias, certamente, já se terá cruzado no trânsito das ruas da Nazaré com o tuk tuk conduzido por António Fialho. O nazareno, que se viu desempregado depois de 16 anos a trabalhar como fiscal de construção civil nos Açores, viu na beleza natural da vila uma oportunidade para levar os “palecos” a passear em três rodas.

“A reabertura do Farol da Nazaré [Forte de São Miguel Arcanjo] e o sucesso em Lisboa foram fatores decisivos para avançar com o projeto em 2015”, explica António Fialho, que adquiriu o veículo e preparou todo o percurso turístico, “com os segredos mais bem guardados”.

Região de Cister - Assine Já!

Entre o ponto de partida e o ponto de chegada, o “tuki tuki” da Nazaré faz paragens no Farol, com direito à oferta do bilhete de entrada, no Sítio, na Pederneira e no Porto de Abrigo. “Cada viagem é uma viagem, faço o percurso conforme o interesse das pessoas”, garante. A viagem pode demorar uma hora e meia ou apenas meia hora. O bilhete, que “só paga se gostar do passeio”, varia entre os 15 e os 40 euros. Um negócio que tem atraído muitos emigrantes e estrangeiros a sentar-se no banco do tuk tuk, especialmente na época balnear. “Não quero fazer qualquer concorrência aos táxis, nem ao Elevador, nem a ninguém. Este é, acima de tudo, um negócio de contemplação. Para os clientes e para mim”, afiança o nazareno, de 58 anos, que faz uma média de cinco viagens por dia.

Com o aumento do turismo da região, as alternativas de transportes turísticos são cada vez mais. Também o nazareno Rui Zarro decidiu aliar o útil ao agradável, criando a Naturumm. É uma das poucas empresas do distrito que se dedica à organização de passeios 4×4, abriu portas em 2015 e tem à disposição dos clientes sete viaturas UMM , uma marca criada pela União Metalo-Mecânica e que deixou de ser produzida em 2006. Por apenas 40 euros, o Trilho das Areias contempla um passeio entre a Praia do Norte e São Pedro de Moel, com uma visita ao Poço do Inglês, considerado o “Santuário” do todo-o-terreno do País. Pelo mesmo preço, os aventureiros podem optar pelo Trilho da Serra da Pescaria, “o mais cobiçado”, que inclui percursos off-road e on-road com uma vista única da praia da Nazaré, vista de São Gião. O Sunset Tour é reservado a uma visita à Nazaré, passando pelo Caminho Real e pelo Sítio.

“Em dois anos ter 125 avaliações no TripAdvisor como excelentes é reflexo do sucesso do projeto”, diz o nazareno, que abdicou da advocacia para se dedicar aos passeios turísticos. Os estrangeiros continuam a ser os principais aventureiros (70%), mas os emigrantes (25%) e os portugueses (5%) tem vindo a mostrar mais interesse neste negócio. O verão é, claro, a época de mais trabalho e os números não enganam: em média, de junho a setembro, Rui Zarro faz cinco passeios por semana, que podem demorar cinco horas cada um, e nos restantes meses do ano o número é de um por semana.

Também o comboio turístico tem feito as delícias aos veraneantes de São Martinho do Porto. Patrick Silva, que o conduz, faz cerca de 12 voltas por dia. A viagem inclui três paragens e cada uma tem capacidade para levar 44 pessoas. “É uma aposta ganha para a animação da vila e para o negócio”, assegura. O bilhete custa 2,5 euros para adulto e 2 euros para crianças.

A oferta na região é vasta, não fique é a vê-los passar sem dar, pelo menos, uma voltinha.

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!