Quinta-feira, Outubro 6, 2022
Quinta-feira, Outubro 6, 2022

Alfeizerão e Turquel reclamam mais médicos de família

Data:

Partilhar artigo:

Os autarcas e a população de Alfeizerão e Turquel reclamam mais médicos de família para a região.

A saída de um médico de família do Centro de Saúde de Turquel criou, no início do mês, constrangimentos no funcionamento daquele equipamento.

Jorge Honório adiantou ao REGIÃO DE CISTER que o novo médico foi nomeado no “início do mês de agosto” mas, em virtude do período de férias, ainda não se apresentou ao serviço. No entanto, o presidente da Junta de Turquel garante que o pior já passou. “Cria obviamente alguns constrangimentos”, reitera.

Também o Centro de Saúde de Alfeizerão tem vivido dias críticos. Leonel Ribeiro, presidente da Junta de Alfeizerão, relata que “a situação complicou-se com a saída do médico cubano [que esteve ao serviço apenas um mês] e quando as duas médicas do Centro de Saúde foram deslocadas para a unidade de saúde de São Martinho do Porto, ficando apenas um, reformado, que tem no ficheiro 2.400 utentes”.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) revela que “está para breve” a publicação de um aviso do concurso de Medicina Geral e Familiar, estando em aberto seis vagas médicas para Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, “que, a serem preenchidas, vão permitir aumentar o número de utentes com médico de família”, frisa. Em Turquel, de um total “de quatro mil utentes, 2.300 não têm médico de família”. No caso de Alfeizerão, “num total de 2.600 utentes, 1.700 não têm médico de família”. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Veio ter comigo hoje a poesia

Hoje a poesia veio ter comigo em forma de notícia e não poema. Um de nós, um dos...

Peões causam perigo no atravessamento da EN242 na Nazaré

O perigo para peões e automobilistas na Estrada Nacional 242, entre a rotunda do Pavilhão Municipal e a...

Livro enaltece maior produtora de garrafas do País há 80 anos

Mais do que um livro sobre uma fábrica de garrafas, a obra do historiador Tiago Inácio, apresentada no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!