Não passou na televisão, mas o REGIÃO DE CISTER garante-lhe que houve, literalmente, “Jogos Sem Fronteiras”, este sábado, na Benedita. Seis empresas da freguesia, a associação Vila das Roseiras e o município da Chamusca “enfrentaram” porcos Malhados de Alcobaça, batizaram bebés em Alvorninha, fizeram travessias em água para escolher os melhores sapatos, surfaram as ondas da “Praia do Norte”, entraram na boca de uma baleia de “faca” na mão e ainda tiveram de montar um puzzle de pedra de forma a criar um logótipo.
Não passou na televisão, mas o REGIÃO DE CISTER garante-lhe que houve, literalmente, “Jogos Sem Fronteiras”, no passado sábado, na Benedita. Seis empresas da freguesia, a associação Vila das Roseiras e o município da Chamusca “enfrentaram” porcos Malhados de Alcobaça, batizaram bebés em Alvorninha, fizeram travessias em água para escolher os melhores sapatos, surfaram as ondas da “Praia do Norte”, entraram na boca de uma baleia de “faca” na mão e ainda tiveram de montar um puzzle de pedra de forma a criar um logótipo.
A associação Vila das Roseiras foi a equipa organizadora, em parceria com a Junta da Benedita, e em simultâneo a vencedora da 1.ª edição da iniciativa que decorreu pela primeira vez na vila, no interior e exterior das piscinas da Benedita. “Os Jogos sem Fronteiras são da nossa juventude. Quem não se lembra dos jogos à noite na televisão? Participámos na segunda e na terceira edição dos ‘Jogos’ da Chamusca, onde a iniciativa surgiu, e este ano lembrámo-nos de trazer esta brincadeira para a Benedita. Inicialmente era uma brincadeira pequenina, nem era para ser nas Piscinas Municipais, mas em conversa com o ex-presidente de Junta a iniciativa foi ganhando outras formas. Fomos juntando alguns colegas de onde moramos, criámos um grupo de trabalho e fomos andando para a frente até os Jogos sem Fronteiras acontecerem na Benedita”, adiantou José Caldas. “É preciso muita gente para nos apoiar e de facto criou-se um grupo fantástico onde moramos”, acrescentou o elemento da equipa vencedora. A Associação Vila das Roseiras junta os moradores de um bairro habitacional entre a Benedita e Turquel.
Com o objetivo de fomentar a prática desportiva, o convívio entre as empresas e a comunidade local, além de homenagear a identidade e cultura da freguesia da Benedita e do concelho de Alcobaça, a prova foi composta por seis jogos lúdicos (Porco Malhado de Alcobaça, Batismo em Alvorninha, Sapateiros da Benedita, Cutelaria da Benedita, Nas ondas da Nazaré ninguém fica em pé e Zona Industrial da Benedita), que se realizaram em meio terrestre e meio aquático, tendo como temas a história, os costumes e as tradições da freguesia da Benedita.
Em competição estiveram oito equipas, tendo a Vila das Roseiras conquistado o 1.º prémio, a Vários Sabores arrecadado o 2.º prémio, a Vitorino Seguros o 3.º, a Jomafel o 4.º, a Benecar o 5.º, a Solancis o 6.º, a Escola de Condução Beneditense o 7.º e a Chamusca, equipa visitante, o último lugar da competição. Só faltou mesmo a voz de Eládio Clímaco, mas Nuno Sardinha deu conta do recado.