Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Escola da Martingança ganha “sala da brincadeira”

Data:

Partilhar artigo:

A alergia de vários alunos ao giz motivou que vários pais se organizassem para adquirir quadros brancos. Daí até o Grupo de Amigos da Escola de 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Martingança restaurar na totalidade uma “sala das brincadeiras” foi um “pequeno passo”. 

A alergia de vários alunos ao giz motivou que vários pais se organizassem para adquirir quadros brancos. Daí até o Grupo de Amigos da Escola de 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Martingança restaurar na totalidade uma “sala das brincadeiras” foi um “pequeno passo”. 

Muito trabalho, muita motivação e ambição para “proporcionar a melhor experiência” às mais de 50 crianças que ali estudam. Há cerca de um ano, nas tasquinhas da União de Freguesias de Pataias e Martingança, o grupo de amigos “suou” para angariar dinheiro. Depois, ao longo dos últimos meses, organizou mais eventos e o que começou por ser para “apenas” comprar “uns quadros brancos de marcador” depressa se tornou numa iniciativa que envolveu a comunidade escolar, autarquias, empresas e população em geral.

Região de Cister - Assine Já!

No total, o grupo de amigos, composto por cerca de duas dezenas de pais e encarregados de educação, estima ter gasto “perto de 15 mil euros” na requalificação de um espaço “que se encontrava muito degradado”, refere Vanda Reis, membro do Grupo de Amigos da Escola de 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Martingança. “Pensamos que é um excelente exemplo para as nossas crianças que os pais e a comunidade se envolvam com o seu percurso escolar”, defende a mãe de um aluno do 2.º ano.

Além de requalificar a sala, o grupo de pais adquiriu “jogos e muito material didático” e vários “equipamentos de apoio” como um forno, micro-ondas e frigorífico. Estes equipamentos vão ser utilizados, por exemplo, para atividades lúdicas para os mais novos, como aprender a fazer brindeirinhas caseiras com uma “especialista” da zona, explica. 

A Câmara de Alcobaça e a União de Freguesias de Pataias e Martingança também se associaram ao esforço dos pais e requalificaram o campo de jogos do estabelecimento escolar. 
Tudo se consegue quando o objetivo é “o bem estar” dos mais novos e a certeza de que a educação é um “bem essencial” para cada pessoa. Tanto assim é que o grupo amigos da escola decidiu reproduzir as palavras de Malala Yousafzai: “Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo”.  

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!