Terça-feira, Junho 23, 2026
Terça-feira, Junho 23, 2026

Códice do Mosteiro de Alcobaça candidato a registo da Unesco

Data:

Partilhar artigo:

O Códice Calixtino de Alcobaça é um dos candidatos ao Registo de Memória do Mundo, pela Unesco.

O Códice Calixtino de Alcobaça é um dos candidatos ao Registo de Memória do Mundo, pela Unesco.

O documento histórico, datado de 1175, é proveniente da biblioteca do monumento património da Humanidade e atualmente faz parte do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Região de Cister - Assine já!

A BNP revelou, esta sexta-feira, que “foi aprovada pela UNESCO a candidatura ao Registo da Memória do Mundo intitulada ‘O Codex Calixtinus da Catedral de Santiago de Compostela e outras cópias medievais do Liber Sancti Iacobi: As origens ibéricas da tradição Jacobeia na Europa'”. Segundo a biblioteca nacional, “os textos relacionam-se com o Apóstolo Santiago e a peregrinação ao seu túmulo, em Compostela, em cuja catedral se encontra o mais antigo desses documentos, datado entre 1140 e 1170”.

Já em 2015, outro documento proveniente do Mosteiro de Alcobaça tinha sido inscrito neste registo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: AR Pederneirense carimba promoção à 3.ª Divisão Nacional

A AR Pederneirense triunfou na deslocação ao reduto da Casa do Benfica de Oleiros, por 4-2, e celebrou...

Acidente entre um veículo ligeiro e uma bicicleta provoca ferimentos numa mulher

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e uma bicicleta, ocorrida esta manhã entre o Hospital de...

Diogo Ramalho deverá liderar Comissão Política Concelhia do PS

Diogo Ramalho é o cabeça da lista A, candidata à Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!