Terça-feira, Abril 28, 2026
Terça-feira, Abril 28, 2026

E se em vez de colher, este ano plantássemos a nossa árvore de Natal?

Data:

Partilhar artigo:

Lembrei-me disto há dias e partilho convosco este desejo: plantar uma árvore pelo Natal, ou um pouco antes, que Dezembro, diz o Borda d’água, não é mês de plantar árvores.

Há muito tempo, por esta altura do ano, costumava sair com os amigos de infância, que agora são amigos de uma vida, em busca de um pinheirinho para fazer a árvore de Natal. Escolhíamos um pinheirinho cheio e direitinho, que ficasse bonito depois de decorado. Tínhamos uma secreta competição na habilidade da escolha.

Não havia árvores artificiais, nem estilizadas, nem comércio de pinheiros nórdicos naturais. Também não havia muitos ornamentos à venda nas lojas, nem tantas luzinhas de tantas cores.

Região de Cister - Assine já!

As bolas coloridas eram bugalhos que colhíamos na mesma altura e aos quais enrolávamos as pratas dos chocolates comidos ao longo do ano, que esticávamos e guardávamos nas páginas dos livros antigos.

As fitas também eram, na sua maioria, artesanais. O brilho, ah! O brilho vinha das pinhas pintadas que uníamos com cordel para fazer pequenas grinaldas.

Era um ritual bonito, simples e saudável, que justificava inúmeras incursões na mata de ninguém, e muitos planos para que a árvore de cada um fosse mais vistosa que a do vizinho.

Agora não é assim. Agora a mata de ninguém é quase intransponível e a mata de todos foi toda queimada. Assim, sendo, este ano, ao invés de colher um pinheirinho, hei-de ir plantar uma árvore com os meus filhos. Se tudo correr bem, ainda trago comigo umas bolotas e uns bugalhos para enfeitar a árvore artificial lá de casa. Feliz Natal

 

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Portugal conquista Taça da Europa sub-20 com nove atletas da região

A Seleção Nacional de sub-20 conquistou, este domingo, a edição de estreia da Taça da Europa depois de...

Hóquei: Leonor Coelho conquista Taça de Portugal pelo Benfica

Leonor Coelho ajudou o Benfica a conquistar a 12.ª Taça de Portugal consecutiva. Este domingo, as águias derrotaram...

Regulamento da taxa turística da Nazaré aprovado em votação inédita com dois eleitos

A proposta de alteração ao regulamento da futura taxa turística da Nazaré foi aprovada na reunião de Câmara...

Projeto “Vamos à Praça” quer devolver fulgor ao Mercado

Depois de anos de falta de investimento no Mercado Municipal da Nazaré, e depois dos danos provocados pela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!