Segunda-feira, Agosto 8, 2022
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

Álvaro Santo alerta para infiltrações no Mosteiro de Coz

Data:

Partilhar artigo:

O presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes aproveitou a presença de dezenas de especialistas e historiadores da Ordem de Cister para alertar para a existência de infiltrações no Mosteiro de Coz. 

 

O presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes aproveitou a presença de dezenas de especialistas e historiadores da Ordem de Cister para alertar para a existência de infiltrações no Mosteiro de Coz. 

“O telhado é o que está em piores condições. Desde o final da década de 1970 ou início da década de 1980 que o telhado não sofre qualquer requalificação e agora está no estado que está”, lamenta o autarca, denunciando a existência de infiltrações no monumento. “Temos um monumento único na Ordem de Cister e não podemos deixar que se perca o valor histórico incalculável do teto e dos painéis de azulejos”, reivindica. “A degradação tem sido lenta, mas a Igreja, por estar virada a norte e apanhar menos sol, já está em mau estado de conservação e já chove lá dentro”, refere o presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.

O autarca faz um “balanço positivo” da realização da 2.ª edição do Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses, que decorreu em Alcobaça e Coz entre os dias 7 e 9. “É sempre bom haver iniciativas destas que tragam vida a Coz e é ainda melhor quando se trata de especialistas nestas matérias”, acrescentou o presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.

Álvaro Santo tem vindo, ao longo dos últimos anos, a reivindicar obras de melhoramento no Mosteiro de Coz, tanto junto da Câmara de Alcobaça e da Direção-Geral do Património Cultural. O autarca chegou, mesmo, a receber João Soares, então ministro da Cultura, que lhe garantiu que o ministério que tutelava estaria a trabalhar na classificação do Mosteiro de Coz como Monumento Nacional.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022 A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade na freguesia de Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!