Domingo, Janeiro 26, 2025
Domingo, Janeiro 26, 2025

Álvaro Santo alerta para infiltrações no Mosteiro de Coz

Data:

Partilhar artigo:

O presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes aproveitou a presença de dezenas de especialistas e historiadores da Ordem de Cister para alertar para a existência de infiltrações no Mosteiro de Coz. 

 

O presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes aproveitou a presença de dezenas de especialistas e historiadores da Ordem de Cister para alertar para a existência de infiltrações no Mosteiro de Coz. 

“O telhado é o que está em piores condições. Desde o final da década de 1970 ou início da década de 1980 que o telhado não sofre qualquer requalificação e agora está no estado que está”, lamenta o autarca, denunciando a existência de infiltrações no monumento. “Temos um monumento único na Ordem de Cister e não podemos deixar que se perca o valor histórico incalculável do teto e dos painéis de azulejos”, reivindica. “A degradação tem sido lenta, mas a Igreja, por estar virada a norte e apanhar menos sol, já está em mau estado de conservação e já chove lá dentro”, refere o presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.

Região de Cister - Assine já!

O autarca faz um “balanço positivo” da realização da 2.ª edição do Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses, que decorreu em Alcobaça e Coz entre os dias 7 e 9. “É sempre bom haver iniciativas destas que tragam vida a Coz e é ainda melhor quando se trata de especialistas nestas matérias”, acrescentou o presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.

Álvaro Santo tem vindo, ao longo dos últimos anos, a reivindicar obras de melhoramento no Mosteiro de Coz, tanto junto da Câmara de Alcobaça e da Direção-Geral do Património Cultural. O autarca chegou, mesmo, a receber João Soares, então ministro da Cultura, que lhe garantiu que o ministério que tutelava estaria a trabalhar na classificação do Mosteiro de Coz como Monumento Nacional.

AD Footer

Artigos Relacionados

Há um negócio de mirtilos a dar frutos na… Maiorga

A probabilidade de haver mirtilos biológicos a nascer nos campos da Maiorga é quase tão reduzida como uma...

José Ferreira é o novo provedor da Misericórdia de Porto de Mós

José Ferreira tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, no passado dia...

Aprovada aplicação de taxa municipal turística na Nazaré sob protesto da oposição

O executivo da Nazaré aprovou, no passado dia 20, a aplicação da taxa municipal turística, que estabelece a...

Requalificação da Lagoa do Valado custa mais de 380 mil euros

O executivo municipal da Nazaré deu luz verde, no passado dia 20, ao projeto de requalificação da Lagoa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!