Sábado, Junho 14, 2025
Sábado, Junho 14, 2025

Espantalhos dão nome a festival em Valado de Santa Quitéria

Data:

Partilhar artigo:

Até final de agosto, o “Espanta Festival”, organizado pela Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, traz muitos “paparazzi” a Valado de Santa Quitéria e ao Casal do Aguiar para fotografarem os 38 espantalhos espalhados pelas ruas daquelas localidades.

Até final de agosto, o “Espanta Festival”, organizado pela Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, traz muitos “paparazzi” a Valado de Santa Quitéria e ao Casal do Aguiar para fotografarem os 38 espantalhos espalhados pelas ruas daquelas localidades.

O festival dos espantalhos realizou-se pela primeira vez em 2017 e, tendo em conta o sucesso, a associação Quiterense voltou a “chamar” a população para construir espantalhos e a expô-los em frente das suas residências. 

Região de Cister - Assine já!

“A ideia surgiu no seio da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense para promover a festa anual, que se realiza no fim do mês de agosto. O objetivo é colocar as pessoas a  participar e a serem criativas, ao mesmo tempo que damos a conhecer a nossa aldeia, o que tem sido alcançado, bastando para isso ver o número de pessoas que a visitam para fotografar os espantalhos”, confirma o presidente da associação, para quem o balanço da edição de 2018 já “é extremamente positivo”. Em 2017, houve 29 espantalhos espalhados pelas ruas e à porta de casa, tendo o número de bonecos crescido para os 38.

Numa aldeia com pouco mais de 300 habitantes, todos tiveram a oportunidade de participar, inscrevendo-se até final do mês de junho e colocando o espantalho no local pretendido. “Um júri independente da coletividade fará a avaliação posteriormente”, explica Daniel Guilherme. Isto porque, os espantalhos serão “deslocados” para o local da festa em honra de Santa Quitéria, que se realiza entre 25 e 27 de agosto. Os prémios para os espantalhos mais originais serão entregues no dia 26 pelas 18 horas.

A coletividade pretende colocar no mapa a localidade da freguesia de Alfeizerão, através de várias iniciativas, como o são o Espanta Festival e a comemoração do Dia do Vizinho.

AD Footer

Artigos Relacionados

Maria Amélia Cordeiro eterniza em livro memórias felizes da infância

Os rascunhos das memórias felizes da infância que Maria Amélia Cordeiro foi escrevendo em prosa e poesia ao...

Juno

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano. Recebeu o seu nome em honra da deusa romana JUNO,...

Bombeiros da Benedita reforçam missão com novo posto de emergência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) deu recentemente um passo marcante no reforço da capacidade...

Externato da Benedita conquista 2.º prémio em passatempo online

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) conquistou o 2.º prémio no passatempo online nacional “SOS Polinizadores – Constrói...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!