Quarta-feira, Dezembro 10, 2025
Quarta-feira, Dezembro 10, 2025

Câmara e Estado acertam protocolo para Casa-Museu Vieira Natividade

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça e o Ministério da Cultura têm alinhavado o protocolo que permitirá avançar com a recuperação e posterior abertura ao público da Casa-Museu Vieira Natividade. 

A Câmara de Alcobaça e o Ministério da Cultura têm alinhavado o protocolo que permitirá avançar com a recuperação e posterior abertura ao público da Casa-Museu Vieira Natividade. 

O documento deve ser assinado em breve, tendo as últimas arestas do acordo entre as partes sido limadas na recente visita a Alcobaça dos secretários de Estado da Cultura e das Autarquias Locais.

Região de Cister - Assine já!

O presidente da Câmara de Alcobaça revelou que existe “disponibilidade para assinar o protocolo”, mas que os custos da intervenção “estão ainda por determinar” e que será necessário, ainda, “encontrar os fundos comunitários” que facilitem a intervenção. De resto, foi para agilizar os procedimentos relativos a uma candidatura que Isabel Damasceno, vogal da Comissão Diretiva do Mais Centro, participou na reunião tida por Paulo Inácio com os dois governantes.

“A Câmara e o Estado comprometem-se no sentido de fazer todos os esforços para recuperar a Casa-Museu”, asseverou o autarca, salientando que os 15% de comparticipação nacional do projeto poderão vir a ser dividos pela autarquia e pelo Governo. 

“É uma questão que ainda não está totalmente clara, mas que deve seguir os trâmites habituais neste tipo de projetos”, frisou o chefe do executivo municipal.

A reunião com os dois secretários de Estado surgiu na sequência de contactos promovidos pel’O Rebate, um grupo de alcobacenses preocupados com o estado de degradação do edifício doado pela família de Vieira Natividade, a que se juntou o PS/Alcobaça, tendo sido agendada pelo presidente da Câmara aquando da inauguração do Parque Verde. Contudo, a presença de dirigentes socialistas na reunião com Ângela Ferreira e Carlos Miguel causou desconforto a Paulo Inácio, que aproveitou a última sessão de Câmara para fazer um “reparo público”.

“O PS deve fazer uma reflexão nessa matéria. Quando há reuniões de representantes do Estado com um presidente da Câmara não acho normal estarem representantes de um partido à espera. Ou estão todos ou não está nenhum, porque depois cria-se confusão”, lamentou Paulo Inácio.

AD Footer

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Mais de 600 alunos participam na fase escolar do corta-mato em Alcobaça

É já esta quarta-feira que decorre a fase escolar do corta-mato no Parque Verde da cidade de Alcobaça....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!