Quinta-feira, Novembro 20, 2025
Quinta-feira, Novembro 20, 2025

Uma galeria de arte no Areeiro e um óasis para artistas do mundo

Data:

Partilhar artigo:

The Holdout é uma galeria de arte sediada no Areeiro e é um projeto da artista norte-americana Hyland Mather. Mais que um local de exposição, é um espaço que permite a artistas internacionais conhecer a região e recolher inspiração para a criação de obras avaliadas em milhares de euros. 

The Holdout é uma galeria de arte sediada no Areeiro e é um projeto do artista norte-americano Hyland Mather. Mais que um local de exposição, é um espaço que permite a artistas internacionais conhecer a região e recolher inspiração para a criação de obras avaliadas em milhares de euros. 

A aventura da “fanático por arte” iniciou-se em abril de 2018, quando decidiu adquirir uma “antiga casa de campo com apenas metade do telhado, sem chão e com uma necessidade imensa de um toque de amor”. “Quando começámos, o local não estava ocupado há 20 anos. Não tinha água corrente nem energia, mas tinha uma coruja como único habitante. Passámos 13 meses a reabilitar o espaço”, sublinha o artista, que possui galerias de arte em Nova Iorque e Amesterdão. Após mais de um ano de trabalho e “muita dedicação”, nasceu o Holdout, que prima por estar “situada numa paisagem portuguesa verdadeiramente deslumbrante, de fazendas pitorescas e costas fantásticas”. “A galeria está aninhada num lugar no qual a era digital ainda não dominou”, sublinha.

Região de Cister - Assine Já!

O processo de criação é distinto e requer uma imersão na cultura da região antes de pegar nos pincéis e na tela. Os artistas contemporâneos são então convidados a permanecer na residência, entre uma a duas semanas, e a visitar os concelhos de Alcobaça e da Nazaré com o intuito de alcançar inspiração. Posteriormente, os criadores são desafiados a criar uma peça inspirada na sua experiência, que será incluída no portefólio, exposto na galeria. Scott Albrecht foi o primeiro artista a aceitar o desafio e em maio inaugurou o espaço com a exposição “Where the Edges Meet” [“Onde As Pontas Se Cruzam”]. Desde a abertura, o Holdout já acolheu exposições de Cody Hudson, Jeffrey Cheung, Lauren Napolitano e do “duo artístico” Rachael e Jordy Kerwick. As mostras conquistam visitantes da localidade, de todas as idades, que veem no projeto uma forma eficaz e inovadora de revitalizar a localidade. Além da vertente artística, o Holdout dedica-se também à produção agrícola e o espaço possui 180 árvores de fruto, que visam “estimular a produção de alimentos orgânicos de qualidade”. 
 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!