O concelho de Porto de Mós entra na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular com 14 candidaturas aprovadas.
O concelho de Porto de Mós entra na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular com 14 candidaturas aprovadas.
A faiança e as seiras, produzidas na freguesia do Juncal, concorrem na categoria de artesanato, enquanto a figura de Dom Fuas Roupinho e a Lenda da Bilha de São Jorge foram as narrativas escolhidas pela autarquia para levar a concurso na categoria de Lendas e Mitos.
As populares Festas de São Pedro de Porto de Mós, as celebrações da Via Sacra, as Danças de Porto de Mós e as Concertinas da Barrenta também estão oficialmente validadas para o concurso. No que refere aos costumes e rituais, seguem em competição o Cantar as Janeiras de Mira de Aire e o Cantar às Almas Santas.
A importância cultural e religiosa da Procissão do Senhor dos Passos e do Domingo de Ramos não passou despercebida para o coletivo de júri, que concedeu um selo de aprovação na categoria de Procissões e Romarias. Na categoria de Artefactos, o concelho de Porto de Mós será representado pelos Muros de Pedra Seca do Concelho de Porto de Mós e as Mantas de Mira de Aire.
Segue-se a seleção dos 21 candidatos por distrito ou região feita pelo painel de especialistas, reduzindo a lista para 21 e posteriormente, para 7 candidatos por distrito e regiões autónomas.
O Painel de Especialistas é formado por figuras de indiscutível sabedoria e conhecimento na área do património e cultura e é composto por 7 elementos representativos dos 18 distritos e das 2 regiões autónomas. A Gala Finalíssima está marcada para 5 de setembro.