Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

O que nos Motiva?

Data:

Partilhar artigo:

A maioria das teorias que explicam MOTIVAÇÃO observam-na através de uma ótica que a define enquanto processo que tenta explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta dos indivíduos; isto é, de ativação, direção e manutenção de determinados comportamentos, face a um objetivo desejado.

Seja qual for a perspetiva, devemos sempre ter em conta que motivação se divide em dois tipos: a motivação intrínseca e a extrínseca. Na primeira temos o controlo da conduta sob influência do meio externo – que é exterior ao nosso corpo físico e emocional. Na 2ª o controlo depende unicamente de nós enquanto sujeitos no controlo de interesses e disposições internas.

Na prática, para entendermos o mecanismo teremos de associar o conceito de “meta” ao de motivação. A interligação é irrefutável. A motivação extrínseca traz-nos as metas externas, as que são delimitadas através dos que “produzem em nós condutas”, ou seja, dos que produzem todos os comportamentos que temos, e que estão à “superfície” da essência do nosso “eu verdadeiro”.  Estes comportamentos são os que realizamos com a finalidade de receber “recompensas” ou “evitar punições externas” de alguma ordem. São os que se focam na imagem que os outros têm do “eu”, e não do “eu verdadeiro”. A motivação intrínseca associa-se às metas internas, querepresentam todas as condutas que são por si satisfatórias para o nosso “eu verdadeiro” por se alinharem com a essência do real sem enfoque no que é externo.

Em contexto educativo, motivação extrínseca, seria, por exemplo, o aluno que só se impulsiona com o estudo pelo prisma da competição: notas altas e superiores ao próximo; por oposição, a motivação intrínseca seria o aluno cuja motivação para o estudo se prende com o objetivo de desenvolvimento de competências – ou seja, a autorrealização. A verdade é que a motivação é algo  pessoal. O que aciona este “gatilho” representa um universo de possibilidades. Certo é que, o que quer que motivação “seja”, passará sempre por “fazer acontecer algo”. Implica uma ação; a saída de um estado de inércia. Implica traçar metas, ser resistente e alcançar objetivos. E a vós, o que vos motiva?

AD Footer
Artigo anteriorObreiros de milagre
Próximo artigoOutono e introspeção
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!