Quarta-feira, Dezembro 10, 2025
Quarta-feira, Dezembro 10, 2025

Pandemia obrigou ao adiamento de 145 consultas e reduziu afluência às urgências em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Foram canceladas ou adiadas 145 consultas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), entre os meses de março e maio, período referente ao confinamento em Portugal motivado pela pandemia de Covid-19. Já a afluência às urgências naquela unidade hospitalar caiu para menos metade.

Foram canceladas ou adiadas 145 consultas no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), entre os meses de março e maio, período referente ao confinamento em Portugal motivado pela pandemia de Covid-19. Já a afluência às urgências naquela unidade hospitalar caiu para menos metade.

De acordo com os dados revelados pela unidade hospitalar ao REGIÃO DE CISTER, o recolhimento obrigatório resultou numa diminuição de 5,3% das consultas face ao que seria expectável em 2020.

Região de Cister - Assine já!

No que respeita ao número de atendimentos realizados no serviço de urgência do HABLO, no período de março a julho do presente ano, verificaram-se 5.489 atendimentos face a 10.138 atendimentos no período homólogo de 2019. Deste modo, foi registada uma redução de 54% na afluência aos serviços de urgência em Alcobaça.

A pandemia provocou ainda alterações no funcionamento do HABLO. “Todo o hospital teve de ser reorganizado, quer em termos de espaços, quer em termos de processos”, revela fonte do Centro Hospitalar de Leiria, que integra o HABLO. Foram criadas áreas específicas para receber e tratar doentes Covid-19, que foram centralizados no Hospital de Santo André, ao nível de urgência e internamento, foi criada uma área de triagem provisória no exterior no Hospital de Santo André e foi ainda criada uma nova unidade de colheita laboratorial.

“Em termos de procedimentos, foram adotadas as medidas de proteção e prevenção de contágio, quer de doentes, quer de profissionais, foram suspensas as visitas e acompanhantes, entre outras medidas de extrema importância que nos permitiram lidar com esta situação de exceção”, acrescenta.

Até à data, o CHL procedeu à contratação de um total de 25 profissionais, com fundamento na resposta à pandemia: quatro técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (dois da área de radiologia e dois da área de Análises Clínicas e Saúde Pública) e 21 enfermeiros. Destes profissionais recentemente contratados, 23 permanecem em funções no CHL, que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Mais de 600 alunos participam na fase escolar do corta-mato em Alcobaça

É já esta quarta-feira que decorre a fase escolar do corta-mato no Parque Verde da cidade de Alcobaça....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!