Segunda-feira, Janeiro 26, 2026
Segunda-feira, Janeiro 26, 2026

Câmara de Porto de Mós quer ampliar escola secundária para acolher 2.º ciclo

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Porto de Mós quer ampliar a Escola Secundária de Porto de Mós para acolher os alunos da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, na Corredoura, escola onde a autarquia pretende encerrar a atividade letiva.

A Câmara de Porto de Mós quer ampliar a Escola Secundária de Porto de Mós para acolher os alunos da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, na Corredoura, escola onde a autarquia pretende encerrar a atividade letiva.

“Precisamos de uma escola ampliada, requalificada, para dar uma maior dignidade aos alunos da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua”, sublinhou o presidente da Câmara, na passada reunião do executivo municipal, enquanto se discutia o protocolo com o Estado para a retirada de materiais com amianto nestes dois estabelecimentos de ensino, prevista para as férias do Natal do próximo ano letivo.

Região de Cister - Assine Já!

“Por falta de condições desta escola, os pais dos alunos que entram no 2.º ciclo optam por colocá-los em Alcobaça e na Batalha”, frisou Jorge Vala, acrescentando que a solução passa por descontinuar esta instituição de ensino. “No entanto a ampliação da Escola Secundária terá de ser empurrada para o próximo ano”, lamentou o autarca.

Para acomodar os alunos do 2.º ciclo, numa perspetiva de otimização de recursos, o Município está disponível a comparticipar o projeto de ampliação no valor de aproximadamente 150 mil euros e, em caso de candidatura, comparticipar 50% da componente nacional, correspondente a valores próximos de meio milhão de euros, avançou a autarquia.

“Ao nível pedagógico, esta junção faz todo o sentido, quer para alunos, quer para professores”, refere Rui Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, em declarações ao Região de Cister, salientando a urgente necessidade de uma intervenção na escola-sede.

“A articulação entre os vários níveis de ensino é facilitada quer ao nível das aprendizagens quer ao nível da partilha e socialização, indo também ao encontro das políticas educativas do atual Governo”, defende também Telma Cruz, vereadora da Educação da Câmara.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!