Segunda-feira, Julho 14, 2025
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Setembro, tempo de regressos

Data:

Partilhar artigo:

Setembro é um mês lânguido e saudoso. Há nele um prenúncio de inverno. E, por trás deste simbolismo, outras significações se insinuam: com as folhas a caírem, pensamos também no outono das nossas vidas, antes da estação final.

Porém,  ou talvez por isso, Setembro é também um mês doce e poético. E, se quisermos parar estas evocações, setembro, no ciclo das escolas é também um mês de começo e de recomeços. Em setembro começam amizades e amores, ao ritmo dos novos anos escolares.

Este ano, este recomeço é diferente. Os alunos chegarão  à escola com máscaras, distanciamentos e cautelas. Embora, aqui e ali, tentem o contrário, sentar-se-ão espaçadamente, respeitando a distância de segurança, deixando de lado a ignição das paixões que a linguagem do corpo desencadeia. Os adultos estarão atentos e vigilantes e, mais do que nunca, serão uma “seca”, agentes castradores. Mas continuarão a sê-lo. Terão de o ser, por causa de um inimigo invisível,  com nome de vírus e que, na sua insignificância (foi esta a “razão” para os procedimentos de gente inteligente como o Trump e o Bolsonaro) verga povos e nações.

Região de Cister - Assine já!

Este setembro ficará, por más razões na nossa memória. E, quando, enfim, sairmos deste pesadelo, ele ficará a motivar muitos relatos, lendas e mitos: era uma vez, em setembro de 2020… um ano que tinha tudo para ser perfeito, até porque Beethoven faria 250 anos e a vida prometia andar, por todo o lado, ao compasso da sua música.

Era uma vez em setembro, quando os alunos chegaram à escola cheios de máscaras no rosto.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!