Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Covid e Necrofagia

Data:

Partilhar artigo:

Os animais necrófagos vivem do que não vive. Às vezes, podem ser mistos, alimentando-se também do que caçam. Mas, sendo o seu core business a “alimentação oportunística”, gostam sobretudo do que os outros predadores deixam. Ou do que apodrece.

Por estes dias difíceis, em que a pandemia ataca, em todas as latitudes e em todas as culturas, os necrófagos estão particularmente vigilantes, farejando tudo o que possa ser aproveitado, tudo o que possa ser divulgado para insegurança de todos os outros. Indagam e, quando nada lhes entra pelas narinas, ficam furiosos e garantem que alguma coisa está a ser ocultada. E, quando lhes pedimos que nos digam nomes, retorquem que “sabem de fonte segura”, que já viram “nas redes sociais” e, quiçá, até nos jornais.

O mal que estes necrófagos fazem é incalculável, porque ninguém gosta de os ter no encalço. Mesmo que não matem ninguém mais forte do que eles (como o corvo, as rémoras ou os ouriços…), sempre é preciso estar atento: se algo não respira ou não reage, começa o festim. Há outros, porém (como a hiena, o chacal ou o coite) que não ficam à espera e investem, mesmo na falta de oposição da vítima, porque também gostam do sabor a fresco.

Região de Cister - Assine Já!

Estes novos necrófagos – que se alimentam de escândalos e vivem para um minuto de glória na TV – têm relações estranhas com a imprensa. Embora quase nada leiam, para além de “A Bola “e do “Correio da Manhã”, que encontram, de graça, nas mesas do café, estão sempre a dizer que vão chamar a imprensa, sobretudo a televisão. 

No entanto, os tempos são o que são. Há casos de Covid entre nós, é claro. Há uma turma em casa? Também. Temos cerca de 50 incidências registadas. A maioria, porém, são meras suspeitas, possibilidades. Neste momento, temos 4 casos ativos. É muito ou é pouco? É o que há. Sem ocultamentos.

 

Artigo publicado na edição de 19 de outubro

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!