Sábado, Novembro 8, 2025
Sábado, Novembro 8, 2025

Plano de mobilidade prevê circular externa em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

A extensão da circular externa a poente da cidade de Alcobaça, ligando a Estrada Nacional 8 à rotunda do MercoAlcobaça, numa extensão de 1,7 quilómetros, é uma das propostas elencadas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alcobaça. O estudo, que foi pedido pela autarquia ao Politécnico de Leiria em julho do ano passado, foi apresentado no dia 25 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal.

A extensão da circular externa a poente da cidade de Alcobaça, ligando a Estrada Nacional 8 à rotunda do MercoAlcobaça, numa extensão de 1,7 quilómetros, é uma das propostas elencadas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alcobaça. O estudo, que foi pedido pela autarquia ao Politécnico de Leiria em julho do ano passado, foi apresentado no dia 25 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal.

A solução, “extremamente útil para evitar o atravessamento da cidade por veículos pesados”, como defende o coordenador da equipa do Politécnico de Leiria, é, nas palavras do presidente da Câmara, “a proposta mais arrojada de todo o Plano de Mobilidade”. “Há técnicos que acham que não é exequível, mas também faço um parêntesis de que a Infraestruturas de Portugal, antes do Politécnico ter apresentado a proposta, lançou um repto para estudar esta solução“, adiantou Paulo Inácio. “Se este atravessamento fosse exequível era extraordinário para a cidade em termos de mobilidade”, defende o social-democrata. “Sabemos através de outras experiências da região que a solução tem alguns desafios do ponto de vista geológico e hidrológico e este troço é capaz de não ter um custo unitário muito baixo, mas é um custo unitário que multiplica só por 1,7 quilómetros”, acrescentou o professor João Silva.

Região de Cister - Assine já!

O documento, que está planeado para ser executado a três fases (curto, médio e longo prazo), prevê ainda a construção de três rotundas: uma no cruzamento da Rua Miguel Bombarda com a Avenida Maria de Oliveira, outra no cruzamento da Chiqueda, substituindo os semáforos, e outra no cruzamento da Rua de Leiria com a Quinta da Roda. 

É ainda proposta a alteração para um só sentido da Rua Fernão de Magalhães, de forma a evitar congestionamento junto à Escola D Pedro I, e a criação de uma via segregada de viragem à direita na rotunda junto à Escola D. Inês de Castro. Disponibilizar horários e percursos nas paragens de autocarros (urbanos e interurbanos), tarifar e implementar zonas de tarifa diferenciadas nos parques do Mercado e construir parque(s) de apoio ao centro histórico e zona do Castelo e criação de uma rede urbana de ciclovia são outras das propostas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!