Domingo, Janeiro 26, 2025
Domingo, Janeiro 26, 2025

Hóquei: O menino de Turquel que sonha em Viana do Castelo

Data:

Partilhar artigo:

Pedro Batista diz, a brincar, que já “nasceu com os patins calçados”. Numa família com forte historial na modalidade naturalmente só poderia dar jogador. 

Pedro Batista diz, a brincar, que já “nasceu com os patins calçados”. Numa família com forte historial na modalidade naturalmente só poderia dar jogador.

Se aos 3 anos já patinava, aos 23 anos Pedro Batista faz melhor: é o “artilheiro de serviço” da Juv. Viana na 1.ª Divisão nacional e já leva seis remates certeiros.

Região de Cister - Assine já!

O turquelense até podia ter sido jogador de futebol, que chegou a ser um desejo, mas como “filho” da “aldeia do hóquei” não havia como escapar. Pedro Batista tem sido figura de destaque na época de estreia pelo novo clube e já colocou o nome na lista de marcadores em cinco jornadas.

Apesar da boa marca pessoal, Pedro Batista afirma ao REGIÃO DE CISTER que não está a ser o melhor arranque de temporada. “Podia ter muito mais golos pois a minha eficácia não tem sido a melhor, mas quero muito melhorar esse aspeto para poder ajudar mais a equipa”, afiança, recordando a época ao serviço dos italianos do Monza em 2017/18, em que apontou 24 golos em 26 encontros.

O jovem iniciou-se no HC Turquel e pela aldeia do hóquei fez toda a formação até ser convidado a integrar a equipa de sub-20 dos encarnados em 2015. 

Mas recuemos no tempo: é que em 2013 já Pedro Batista conquistava o campeonato da Europa pela Seleção Nacional de sub-17, e na temporada seguinte viria a estrear-se pela equipa principal… com 17 anos. “Nos primeiros jogos houve sempre um nervoso miudinho.

Era novo e sabia que era muito imaturo e pecava por excesso de humildade”, conta, afirmando que “respeitava demasiado os colegas em campo e os adversários” e que talvez isso o tenha impedido “de dar o salto mais cedo”. Se não era suficiente, o turquelense juntou ainda mais um título ao seu palmarés: o de campeão do mundo de sub-20, em Barcelona.

Quis o destino que depois rumasse aos sub-20 das águias e voltasse a festejar títulos…em dose dupla. A nível nacional ajudou o clube a sagrar-se campeão nacional de sub-20 diante do favorito Sporting, e em outubro de 2016 serviu o País na conquista do título europeu de sub-20. “Esse ano foi espetacular”, destaca, recordando que esse Europeu foi “possivelmente” a sua melhor prestação em qualquer competição. 
Nos anos seguintes, Pedro Batista passou pelos italianos do Monza, regressou a Turquel e jogou pelo Paço de Arcos por empréstimo dos encarnados, vínculo que terminou quando reforçou a Juv. Viana.

Ainda esta época, o jovem volta a “casa” para defrontar o seu clube do coração, mas na época passada ficou uma história por revelar quando voltou a Turquel ao serviço do Paço de Arcos. “Nunca contei esta história a ninguém, mas antes desse jogo, no balneário, fizemos o grito de equipa e em vez de gritar Paço de Arcos, gritei Turquel”, revela, entre risos, reiterando que sempre “soou a camisola” pelos clubes por que jogou. 

Embora o amor ao HC Turquel lhe corra nas veias, é nos objetivos da Juv. Viana que o jovem se concentra. É que o menino que nasceu e cresceu na aldeia de Turquel sonha agora em Viana do Castelo. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Há um negócio de mirtilos a dar frutos na… Maiorga

A probabilidade de haver mirtilos biológicos a nascer nos campos da Maiorga é quase tão reduzida como uma...

José Ferreira é o novo provedor da Misericórdia de Porto de Mós

José Ferreira tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, no passado dia...

Aprovada aplicação de taxa municipal turística na Nazaré sob protesto da oposição

O executivo da Nazaré aprovou, no passado dia 20, a aplicação da taxa municipal turística, que estabelece a...

Requalificação da Lagoa do Valado custa mais de 380 mil euros

O executivo municipal da Nazaré deu luz verde, no passado dia 20, ao projeto de requalificação da Lagoa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!