A Junta de Serro Ventoso não tem medido esforços para proteger a população neste período atípico e conturbado.
A Junta de Serro Ventoso não tem medido esforços para proteger a população neste período atípico e conturbado.
Os apoios às famílias começaram em março do ano passado com a entrega de máscaras e frascos de álcool em gel, mês em que chegou a pandemia a Portugal, mas a preocupação e os cuidados com a população têm ido muito além dos cuidados de saúde.
Numa iniciativa inédita, e num ano em que a produção de azeite sofreu perdas totais em muitos olivais, a autarquia está a oferecer um garrafão de azeite a todos os agregados familiares da freguesia.
“Decidimos canalizar parte das verbas destinadas aos eventos culturais, que foram praticamente todos cancelados, à população”, explica o presidente da Junta de Serro Ventoso, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“Além disso, queremos apoiar o lagar da freguesia, um dos poucos da região que continua a produzir azeite à moda antiga”, acrescenta Carlos Cordeiro. Até à data, já foram entregues mais de 300 garrafões de azeite. Os garrafões podem ser levantados no edifício da Junta.
“Foi uma excelente ideia e uma grande ajuda para todos nestes tempos tão difíceis”, confidencia ao REGIÃO DE CISTER José Amado, ao levantar o seu garrafão de azeite.
Outra ação da autarquia que está a ajudar a “aquecer” as casas dos fregueses é a venda da madeira ardida no incêndio de setembro, a preços simbólicos. “Não fazia sentido deixar a lenha parada, sem qualquer utilidade, tendo em conta o nosso inverno rigoroso”, nota o autarca. “Já foram vendidas mais de 20 toneladas e os pedidos não param de chegar”, sublinha Carlos Cordeiro.
A realização de testes de despistagem da covid-19 foi ainda outra iniciativa da Junta para diminuir a propagação do vírus e tranquilizar a população. Através de uma parceria com o Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros, foram realizados, até ao momento, 25 testes, que abrangeram a comunidade escolar. “Vamos continuar a ter testes disponíveis”, garante o presidente da Junta.
“A nossa população é maioritariamente envelhecida e todos os cuidados são poucos”, nota o autarca.
Durante a quadra natalícia, as ações de solidariedade também foram notórias. De forma a apoiar os mais carenciados, foram entregues cabazes de Natal à igreja para serem distribuídos pela população mais vulnerável.
À semelhança de anos anteriores, o Pai Natal voltou a visitar o polo educativo de Serro Ventoso e distribuiu presentes por todas as crianças do 1.º ciclo. A ação teve como principais objetivos “promover e incentivar a leitura desde cedo e dar a conhecer aos alunos a história das Minas da Bezerra”.