Domingo, Outubro 26, 2025
Domingo, Outubro 26, 2025

Junta de Serro Ventoso “alimenta” e “aquece” comunidade em pandemia

Data:

Partilhar artigo:

A Junta de Serro Ventoso não tem medido esforços para proteger a população neste período atípico e conturbado.

A Junta de Serro Ventoso não tem medido esforços para proteger a população neste período atípico e conturbado.

Os apoios às famílias começaram em março do ano passado com a entrega de máscaras e frascos de álcool em gel, mês em que chegou a pandemia a Portugal, mas a preocupação e os cuidados com a população têm ido muito além dos cuidados de saúde. 

Região de Cister - Assine já!

Numa iniciativa inédita, e num ano em que a produção de azeite sofreu perdas totais em muitos olivais, a autarquia está a oferecer um garrafão de azeite a todos os agregados familiares da freguesia. 

“Decidimos canalizar parte das verbas destinadas aos eventos culturais, que foram praticamente todos cancelados, à população”, explica o presidente da Junta de Serro Ventoso, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Além disso, queremos apoiar o lagar da freguesia, um dos poucos da região que continua a produzir azeite à moda antiga”, acrescenta Carlos Cordeiro. Até à data, já foram entregues mais de 300 garrafões de azeite. Os garrafões podem ser levantados no edifício da Junta. 

“Foi uma excelente ideia e uma grande ajuda para todos nestes tempos tão difíceis”, confidencia ao REGIÃO DE CISTER José Amado, ao levantar o seu garrafão de azeite. 

Outra ação da autarquia que está a ajudar a “aquecer” as casas dos fregueses é a venda da madeira ardida no incêndio de setembro, a preços simbólicos. “Não fazia sentido deixar a lenha parada, sem qualquer utilidade, tendo em conta o nosso inverno rigoroso”, nota o autarca. “Já foram vendidas mais de 20 toneladas e os pedidos não param de chegar”, sublinha Carlos Cordeiro. 

A realização de testes de despistagem da covid-19 foi ainda outra iniciativa da Junta para diminuir a propagação do vírus e tranquilizar a população. Através de uma parceria com  o Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros, foram realizados, até ao momento, 25 testes, que abrangeram a comunidade escolar. “Vamos continuar a ter testes disponíveis”, garante o presidente da Junta.

“A nossa população é maioritariamente envelhecida e todos os cuidados são poucos”, nota o autarca.

Durante a quadra natalícia, as ações de solidariedade também foram notórias. De forma a apoiar os mais carenciados, foram entregues cabazes de Natal à igreja para serem distribuídos pela população mais vulnerável.

À semelhança de anos anteriores, o Pai Natal voltou a visitar o polo educativo de Serro Ventoso e distribuiu presentes por todas as crianças do 1.º ciclo. A ação teve como principais objetivos “promover e incentivar a leitura desde cedo e dar a conhecer aos alunos a história das Minas da Bezerra”.  

AD Footer

Artigos Relacionados

Ocean Adventures redefine turismo de luxo na região

Inspirada pela música, pelo oceano e pelas montanhas, a Ocean Adventures está a redefinir o turismo de luxo...

Andebol de Praia: Nazaré BHT faz história e sagra-se campeão europeu

Foram os próprios andebolistas a custear as deslocações até à ilha de Porto Santo, contudo, acabaram a… ganhar...

Alcobaça coroou campeões da Taça da Liga de Skate

Mariana Simão, no Open Pro feminino, Madu Teixeira, no Open Pro masculino, João Almeida, no Open adaptado, e...

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!