Quarta-feira, Março 26, 2025
Quarta-feira, Março 26, 2025

Reforçar a imunidade

Data:

Partilhar artigo:

A maré de hoje traz três sugestões para poder reforçar a imunidade.

1) sono reparador & imunidade: dormir menos que as 7 ou 8 horas recomendadas agrava o stress físico e emocional e traduz-se num desequilíbrio integral, que por sua vez,  fragiliza o sistema imunitário; e isso é tudo o que não pode acontecer no contexto atual. Antes da covid-19, as estatísticas de pessoas afetadas com distúrbios do sono já não eram modestas: 45% da população mundial, de acordo com um estudo de 2019 realizado pela OMS. Nos últimos meses, provavelmente, estes números aumentaram significativamente. Existem rotinas naturais que podemos repetir todas as noites, para obter um sono reparador: relaxar com um banho morno; beber um chá quente; desligar o telemóvel e a TV.

2) exercício físico na promoção do aumento da imunidade: o movimento é a base da vida. As nossas células estão permanente ativas. Entre os benefícios do exercício físico para a saúde está o fortalecimento da imunidade. As defesas do organismo contra bactérias e vírus, que causam doenças como a covid-19. A atividade física é essencial para manter a qualidade de vida. Quem não tem hábitos regulares não deve iniciar com uma intensidade elevada, pois o efeito pode ser o contrário e diminuir a imunidade. Caminhadas e bicicleta são ótimos; treinar em casa acaba por ser mais seguro em tempos de pandemia.

Região de Cister - Assine Já!

3) hidratação & imunidade: muito se fala sobre a importância de beber água diariamente. Em primeiro lugar devemos ter em mente que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo determinante para as funções vitais do organismo. De acordo com as recomendações da OMS a ingestão deve rondar os 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo é de um copo por hora (200 ml). Contudo, cada biótipo define a quantidade certa. Enquanto coach de saúde utilizo uma fórmula para calcular a ingestão de água de acordo com o biótipo da cada um: 35 ml de líquido x kg de peso da pessoa/dia.

Lembre-se que pode fazer mais por si e pela sua comunidade. A responsabilidade é coletiva; contudo inicia-se a título individual. Até à próxima maré.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Nazaré recomenda ao Governo intervenção no molhe norte

O executivo camarário da Nazaré aprovou, na passada segunda-feira, uma recomendação ao Governo que intervenha no molhe norte...

Região figura no top 10 distrital na reciclagem

Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós foram os 5.º, 7.º e 9.º municípios do distrito,...

Património local (r)elevado na Assembleia da República

O repto de levar o melhor de Alcobaça à Assembleia da República tinha sido lançado pelo presidente do...

Um trabalho invisível e essencial e à preservação do ambiente

O trabalho desenvolvido diariamente na Fábrica da Água, em São Martinho do Porto, é um trabalho invisível à...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!