Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Reforçar a imunidade

Data:

Partilhar artigo:

A maré de hoje traz três sugestões para poder reforçar a imunidade.

1) sono reparador & imunidade: dormir menos que as 7 ou 8 horas recomendadas agrava o stress físico e emocional e traduz-se num desequilíbrio integral, que por sua vez,  fragiliza o sistema imunitário; e isso é tudo o que não pode acontecer no contexto atual. Antes da covid-19, as estatísticas de pessoas afetadas com distúrbios do sono já não eram modestas: 45% da população mundial, de acordo com um estudo de 2019 realizado pela OMS. Nos últimos meses, provavelmente, estes números aumentaram significativamente. Existem rotinas naturais que podemos repetir todas as noites, para obter um sono reparador: relaxar com um banho morno; beber um chá quente; desligar o telemóvel e a TV.

2) exercício físico na promoção do aumento da imunidade: o movimento é a base da vida. As nossas células estão permanente ativas. Entre os benefícios do exercício físico para a saúde está o fortalecimento da imunidade. As defesas do organismo contra bactérias e vírus, que causam doenças como a covid-19. A atividade física é essencial para manter a qualidade de vida. Quem não tem hábitos regulares não deve iniciar com uma intensidade elevada, pois o efeito pode ser o contrário e diminuir a imunidade. Caminhadas e bicicleta são ótimos; treinar em casa acaba por ser mais seguro em tempos de pandemia.

3) hidratação & imunidade: muito se fala sobre a importância de beber água diariamente. Em primeiro lugar devemos ter em mente que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo determinante para as funções vitais do organismo. De acordo com as recomendações da OMS a ingestão deve rondar os 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo é de um copo por hora (200 ml). Contudo, cada biótipo define a quantidade certa. Enquanto coach de saúde utilizo uma fórmula para calcular a ingestão de água de acordo com o biótipo da cada um: 35 ml de líquido x kg de peso da pessoa/dia.

Lembre-se que pode fazer mais por si e pela sua comunidade. A responsabilidade é coletiva; contudo inicia-se a título individual. Até à próxima maré.

AD Footer
Artigo anteriorResoluções Positivas!
Próximo artigoFalar de saúde mental
spot_img

Artigos Relacionados

Acidente entre ligeiro e pesado causa um ferido em Alcobaça

Um acidente de viação, ocorrido na manhã desta quinta-feira, em Alcobaça, provocou ferimentos ligeiros a uma mulher de...

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!