Sexta-feira, Janeiro 30, 2026
Sexta-feira, Janeiro 30, 2026

Somos o que comemos

Data:

Partilhar artigo:

Há poucos dias fiz 200 quilómetros para passar menos de uma hora no restaurante Serrazina, um dos melhores da nossa terra. Mal me sentei atirei-me ao que me pareceu ser um delicioso pastel de bacalhau. Era delicioso sim, mas não era de bacalhau. Tratava-se de um original pastel vegetariano, embora também saibam fazer, e bem, os de bacalhau. É a isto que chamo inovação: atrevermo-nos a criar coisas novas sem enjeitar as receitas clássicas.   

Esta semana recebi a boa notícia de que Alcobaça se propõe aderir à rede de cidades criativas no âmbito da Gastronomia. Já temos a tradição, já possuímos os melhores ingredientes e, no campo da doçaria, somos fiéis-depositários de um tesouro de receitas e artes da confecção.  Só falta a inovação, o sentido estético, a vontade de renovar esta relação tão íntima que já temos com a gastronomia e com os ingredientes que a terra e o mar tão generosamente nos oferecem.

Mas, atenção, renovar é diferente de abastardar e não é o mesmo que abandonar as tradições. É, antes, acrescentar. Juntar ao que já temos de muito bom, ao que já sabemos fazer muito bem, novas propostas estéticas, novas combinações ou, simplesmente, ampliar a oferta e enriquecer a aparência do que já sabemos fazer, como fizeram no Serrazina.     

Região de Cister - Assine já!

“Os humanos somos o que comemos”, esta máxima, da autoria do filósofo alemão do séc. XIX, Ludwig Feuerbach sustentou, à data, a sua teoria de que a alimentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de cada indivíduo. A candidatura da nossa terra, independentemente do resultado, serve para nos recordar que a alimentação, ou melhor, a gastronomia pode muito bem desempenhar idêntico papel no progresso e nas capacidades da sociedade em que estamos inseridos. Pelo que, enquanto comunidade, também podemos ser o que comemos. Como somos terra de paixão, de amor e de tradição, sejamos, igualmente, terra de sabores, de gastronomia e de inovação.

AD Footer

Artigos Relacionados

Associação de Futebol de Leiria cancela jogos até 5 de fevereiro devido à depressão Kristin

Os jogos das competições distritais da Associação de Futebol de Leiria, agendados entre esta quinta-feira e o dia...

Câmara da Nazaré vai solicitar ao Governo que seja decretado estado de calamidade

A Câmara da Nazaré revelou que vai solicitar ao Governo um pedido formal para decretar estado de calamidade...

Depressão Kristin obriga Câmara de Alcobaça a acionar Plano Municipal de Proteção Civil

A Câmara de Alcobaça acionou o Plano Municipal de Proteção Civil devido aos efeitos da depressão Kristin, informou...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!