Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Seremos lobos ou formigas?

Data:

Partilhar artigo:

Estava aqui a pensar em palavras que expressam a nossa responsabilidade social, que é como quem diz, as nossas obrigações com as pessoas e o meio em que vivemos. Vieram-me à cabeça duas: “Porquê” e “liberdade”. Não parecem relacionadas, mas a verdade é que, na minha opinião, ambas revelam a nossa condição humana, por oposição às máquinas e aos bichos.

“Porquê” exprime a permanente curiosidade, a vontade de aprender que, desde cedo na evolução da humanidade e desde cedo na evolução de cada humano, nos impele a saber mais, a descobrir, a investigar, a procurar, a estudar. Pode surgir como recurso para resolver um problema ou, simplesmente, para apaziguar uma qualquer inquietação do espírito ou da razão.

Por outras palavras, o “porquê” é muitas vezes utilitário, mas, na maioria dos casos, resulta da nossa livre e solitária busca pelo conhecimento, pela razão das coisas, do nosso impulso de “liberdade”.    

Região de Cister - Assine Já!

Sem ela, sem a liberdade, somos formigas num carreiro, abelhas numa colmeia e os humanos não somos nem uma coisa nem outra. Não nascemos para obreiras ou abelhas-mestras, seremos mais, como diria Aldous Huxley no seu “Regresso ao Admirável Mundo Novo”, que me inspirou esta reflexão, lobos, seres apenas moderadamente gregários.

Farto-me de pensar na liberdade e no que significa. Acho que a irei perseguir todos os dias da minha vida, enquanto a razão me não abandonar. A liberdade é um valor profundamente humano e humanizador, difícil de alcançar. Contudo, uma coisa tenho por certa, sem “porquês” não há liberdade, e sem esta, nem responsabilidade connosco ou com os outros, nem sequer humanidade. Como nos versos de Torga “Enquanto não alcances / Não descanses./ De nenhum fruto queiras só metade.”

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!