Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

Alimentação Sustentável pelo Ambiente

Data:

Partilhar artigo:

Se a alimentação é determinante para uma boa saúde e se a produção alimentar é a atividade que mais influencia a saúde do planeta, por que ainda teimamos em lhes prestar tão pouca importância no nosso dia a dia? Quando falamos em sustentabilidade pela saúde da humanidade e do planeta significa que devemos colocar em marcha boas práticas nos diversos quadrantes das nossas vidas para que possamos proteger a saúde de ambos, correto? Então, isto significa que podemos (e devemos) utilizar a alimentação, de forma sustentável como meio de preservação do ambiente. 

Há cerca de 5 anos o PNPAS e a FAO publicaram diretrizes nesse sentido. Parece-me oportuno relembrar aqui algumas dessas boas práticas. Não desperdice água. Estima-se que para se obter um litro de refrigerante engarrafado são necessários até 300 litros de água. Se tiver sede beba água! Substitua refeições de carne ou peixe por leguminosas e grãos.  Como sabem, a produção da carne é onde se desperdiça mais recursos naturais. Ponha óleos de cozinha em contentores apropriados ou então retire-os da sua rotina alimentar, o seu corpo agradece! Separe o lixo e recicle! Compre fresco e, se possível, biológico. Reduza o plástico. Planeie as compras e não compre mais do que necessita. Um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são deitados fora! Compre local sempre que possível. Quanto menos os alimentos viajam menos poluem. Ao comprar “local” apoiamos a nossa comunidade. 

Para sermos mais conscientes e sustentáveis nas nossas escolhas temos de cessar com este postura de “consumidores passivos” que ainda perdura; ao invés, sejamos cidadãos comprometidos com escolhas alimentares que previnam a nossa saúde e que ajudem a deixar este planeta habitável para as gerações vindouras. 

Região de Cister - Assine já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Homem detido por homicídio passional fica em prisão preventiva

Um homem de 46 anos, detido pela Polícia Judiciária (PJ), pela morte de um empresário, 39 anos, vai...

Jorge Vala eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, foi eleito, na manhã de ontem, o novo...

Irmãos mirenses transformam papel de silicone em recurso sustentável

O papel de silicone proveniente dos autocolantes utilizados para a rotulagem dos vinhos deixou de ser um problema...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!