Segunda-feira, Julho 4, 2022
Segunda-feira, Julho 4, 2022

A Guerra dos Números

Data:

Partilhar artigo:

As empresas de armamento viram os seus lucros disparar na bolsa (sem) valores. A britânica BAE Systems chegou a valorizar 15,8%; a alemã Rheinmetall disparou, cito o verbo original nas notícias (vejam que verbo!) 24,8%. Ambas, contam os jornais “negociaram em máximos históricos” – faz-se história na guerra. 

A Lockeeed Martin, nos EUA, que fabrica os jatos F-35, já ia em mais de 5% de valorização da remuneração dos seus proprietários. 

Só no ano passado os accionistas da Shell e BP viramos lucros disparar Shell e BP viram os seus lucros disparar para mais de 30 mil milhões de euros. A Galp 457 milhões de euros em 2021. 

A indústria de semicondutores norte-americana importa 90% do néon da Ucrânia, a China tem 40% das terras raras do mundo, fundamentais para toda a produção de automação e industrial; a Rússia é o maior exportador mundial de fertilizantes químicos, 44,5% do nitrato mundial vem de lá; a Rússia exporta 44% por pipeline do gás para a Europa; Rússia e Ucrânia juntas são responsáveis pela produção de 35% do trigo mundial (a Rússia 18%). 

O novo estudo publicado em Portugal “Rendimento Adequado” calcula que afinal o número real de pobres em Portugal é de 50%, sendo que é impossível viver com menos de 1200 euros (a preços de 2017). 

Há um número novo na TV, Durão Barroso e Paulo Portas explicam a guerra, é uma série que começou nos Açores com armas que não existiam. Quem não salta é do Putin, é o tema da nova temporada. Pedem a remilitarização da Europa e uma nova onda de opinião publicada pede de novo o serviço militar obrigatório para salvar os accionistas.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!