Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Gostava de falar de liberdade

Data:

Partilhar artigo:

Aliás, o que gostava mesmo era de não ter de falar da guerra, de nenhuma das guerras que o nosso pequeno e único mundo ainda consegue suportar. Gostava de poder continuar a reflectir sobre a importância de viver devagar, como fiz há um ano, na sequência de uma pandemia que nos obrigou, subitamente, a travar.

Mas não é possível porque agora estalou mais uma guerra, que parece ainda mais grave do que as outras porque está mais perto de nós. E as suas vítimas, soldados, civis e refugiados, parecem-nos ainda mais vítimas porque são mais parecidos connosco.

De repente, sentimo-nos à beira do precipício e somos tomados por uma espécie de vertigem que nos impele a agir, mesmo sabendo que podemos fazer muito pouco, ou quase nada. Uns manifestam-se pela paz, outros organizam-se para entregar ajuda hu- manitária, outros ainda mobilizam as suas forças para acolher e apoiar os refugiados.

Região de Cister - Assine já!

De repente, a urgência ganhou terreno à paciência, o medo ocupou o lugar da confiança e a esperança parece ameaçada pela loucura de um autocrata e pela incerteza. E tudo parece vacilar: o nível de vida, o modo de vida e a vida, ela própria. Tudo parece incerto e relativo.

Temo que esta urgência nos impeça de continuar a investir nos demais combates das nossas vidas, como o da emergência climática e que o medo nos tolha a capacidade de valorizar a saúde, a segurança social e a educação, enquanto verdadeiros pilares da nossa democracia.

Como todos nós, tenho esperança no fim desta guerra, contudo, sinto que, mesmo depois de terminada, levaremos muitos anos a combater os fantasmas que desenterrou, a pagar as armas que nos preparamos para comprar e que, se não tivermos cuidado, poderão custar-nos não só a paz, mas a própria liberdade e os seus alicerces.

Como Antero, na sua Evolução “Interrogo o infinito e às vezes choro…/Mas esten- dendo as mãos no vácuo, adoro /E aspiro unicamente à liberdade.”

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!