Terça-feira, Abril 16, 2024
Terça-feira, Abril 16, 2024

Obrigada Externato da Benedita

Data:

Partilhar artigo:

Esta semana o Região de Cister destaca a freguesia da Benedita e os seus empreendedores, que são muitos e muito bons.

Na minha opinião, de entre todas as freguesias que compõem os três concelhos abrangidos por este jornal, a Benedita talvez seja a mais atrevida, no bom sentido. Ali nascem todos os anos, sobretudo desde a década de 60, novas indústrias, negócios e marcas, que depois se expandem e se tornam exemplares, mesmo em áreas tão improváveis como as ondas do mar. 

Contam-se pelos dedos de uma mão os anos que passei na Benedita, ou melhor, no Externato Cooperativo da Benedita, mas o que lá vi e vivi, faz-me desconfiar que aquela escola extraordinária também terá dado o seu contributo para esta forma arrojada de afrontar a vida e os negócios. Além dos excepcionais professores, a quem já me referi tantas vezes com uma gratidão imensa, há, naquela terra “bendita”, uma espécie de competição saudável, que começa nos bancos da escola, continua nos bancos da Apolo ou de outro café qualquer e se desenvolve pela vida fora, em forma de busca pela inovação, pelo sucesso e pela novidade. Ali, quem se destaca não é olhado com inveja, mas antes como exemplo. Se a marca concorrente faz bem, os demais querem fazer melhor. Se alguém alcançou o êxito com um projecto, o amigo dá-lhe os parabéns e vai pensar como deve, ele próprio, estimular o seu.

Região de Cister - Assine Já!

Há dias, quando visitava a Nazaré Water Fun, marca incrível criada pelo Lino Bogalho, meu querido, irrequieto e divertido colega da última fila da melhor turma de sempre do Externato, engordei uns quilos, porque inchei outra vez, de orgulho e de gratidão, pelo que conquistou, pelo que a sua marca faz pela terra de nós todos e também por quem nos impeliu a fazer as coisas bem. Não sei se há responsáveis a destacar nesta história de tantos sucessos, pelo que hoje, dedico estas palavras aos beneditenses, por serem empreendedores, trabalhadores e, sobretudo, por serem insatisfeitos e quererem sempre melhorar, crescendo e fazendo crescer os que os rodeiam.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Três mulheres identificadas pela PSP de Alcobaça por furtos em hipermercados

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Alcobaça intercetou e identificou, na passada terça-feira, dia 9 de abril,...

Circulação alternada de trânsito na EN362, no concelho de Porto de Mós

A EN362, na Ribeira de Cima, concelho de Porto de Mós, está a ser alvo de uma intervenção...

E se fôssemos um País de Poetas?

este mesmo ano em que celebramos os 500 anos do nascimento do nosso poeta maior, Camões, pergunto-me como...

Jüra nomeada para os prémios Play

Jüra está entre os nomeados da 6.ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. A cantora e...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!