O “movimento pelo desporto no sul da freguesia da Cela” organizou, no passado domingo, um torneio de futebol inter-lugares com o objetivo de fazer uma “demonstração pública da vontade da população em criar condições para a prática desportiva”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O evento redundou em total sucesso, tendo tido a participação de seis equipas, num total de 60 jogadores. Além disso, o dia ficou marcado pela presença de cerca de 400 pessoas, entre familiares e amigos dos participantes no torneio, bem como de vários moradores dos lugares circundantes e que não quiseram perder a oportunidade de marcar presença nesta iniciativa para demonstrarem a sua solidariedade com o objetivo do movimento.
Durante todo o dia, entre as 9 e as 21 horas, a animação foi uma constante, sendo que, para o efeito, foram instaladas algumas barracas de “comes e bebes” e que potenciaram ainda mais o salutar convívio.
O local onde decorreu o torneio é um terreno que pertence à Câmara de Alcobaça e que, quando foi adquirido, tinha como intuito a construção de uma zona desportiva.
Algo que, até à data, ainda não aconteceu, sendo, precisamente, esse o objetivo deste movimento de cidadãos. “Não queremos problemas com ninguém, nem tão pouco entrar em polémicas, e o grande objetivo com a realização deste torneio foi demonstrar publicamente que as aldeias do sul da freguesia da Cela precisam de uma zona para a prática desportiva, uma vez que temos muita gente, tanto adultos como crianças, que quer mesmo praticar desporto.
Este terreno foi comprado pela Câmara de Alcobaça há mais de 10 anos, há, inclusivamente, um projeto para se poder avançar com a obra, e a única coisa que nós desejamos é que o processo possa ficar concluído o quanto antes”, explicou Élsio Fonseca ao REGIÃO DE CISTER.
Ainda de acordo com o representante do movimento, “já têm existido várias conversas com a Junta da Cela para que possa haver uma coordenação com a Câmara de Alcobaça por forma a que o projeto saia da gaveta e possamos ter a nossa zona desportiva.”
O REGIÃO DE CISTER contactou o vereador da Câmara de Alcobaça, que confirmou que a autarquia é detentora do terreno e adiantou que a obra deverá ficar concluída até 2025.
“A ideia da Câmara de Alcobaça passa por desenvolver esse projeto para a criação de uma zona desportiva até final do mandato atual.
É nossa intenção unirmos esforços com a Junta de Freguesia da Cela para construirmos um campo para a prática de desporto espontâneo e que responda às necessidades da população daquela zona da freguesia”, declarou Paulo Mateus.
Será, pois, uma questão de tempo até que a Cela tenha uma nova zona desportiva.