Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Alcobaça vai alargar circuito da Chita até final deste ano

Data:

Partilhar artigo:

O circuito da Chita – Transportes Urbanos de Alcobaça vai ser alargado até final deste ano. A informação foi adiantada pelo presidente da Câmara de Alcobaça, na última reunião do executivo municipal, realizada na passada sexta-feira. Mas, entretanto, já foi apresentada uma “chita” elétrica, que já está a circular no circuito habitual dos transportes urbanos.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A mobilidade é uma das “prioridades” para Hermínio Rodrigues, que pretende potenciar o trajeto dos transportes interurbanos que já existe e que, atualmente, incide mais sobre a comunidade escolar. “Vamos ter de fazer esse trabalho. A mobilidade existente é à base das escolas, mas as escolas não são 12 meses. Como tal, iremos criar condições de mobilidade de transportes para todo o ano e para todos os nossos munícipes. A mobilidade é fundamental para a coesão do concelho”, sublinhou Hermínio Rodrigues.

Na ocasião, o social-democrata assumiu que, ao contrário do que acontecia no passado, essa é uma temática que está, agora, sob a égide autárquica. “Há uma década a questão da mobilidade ao nível dos transportes era uma competência do Estado, mas hoje em dia é da responsabilidade do município. Alcobaça é um concelho que tem todas as condições para continuar a crescer e a mobilidade também é um fator importante”, constatou.

Assim, e tendo sempre a inovação e a modernidade como pano de fundo, a Câmara de Alcobaça está apostada em dinamizar o conceito de transportes urbanos no concelho, sendo que, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara informou que o trajeto da Chita vai continuar a crescer nos próximos tempos. “Temos, atualmente, um circuito da Chita, mas até ao final do ano teremos mais um. Sendo que, para um futuro próximo, o nosso objetivo passa por criarmos um terceiro circuito”, assumiu Hermínio Rodrigues, explicando que o propósito passa por “chegar a todos os lugares envolventes da cidade”.

Região de Cister - Assine Já!

Outro dos fatores que está inerente ao circuito da Chita, é o da proteção ambiental. A autarquia vai dispor de um autocarro elétrico, mas o desejo é fortalecer esta aposta. “O munícipio tem como objetivo, no futuro, passar a ter grande parte da sua frota com veículos elétricos”, sublinhou Hermínio Rodrigues em declarações prestadas ao REGIÃO DE CISTER.

O transporte dos Paços do Concelho para o recinto da feira foi feito na Chita… elétrica.
A Chita é um projeto que envolve o município de Alcobaça e a Rodoviária do Oeste. O serviço é, desde março de 2019, gratuito para todos os utilizadores.

AD Footer

Artigos Relacionados

Associação de Monte de Boi tem um presidente… “ator”

É natural de Setúbal, mas ainda não tinha 1 ano de idade quando se mudou para o concelho...

Leiriense valoriza Chita de Alcobaça em marca de vestuário sustentável

A leiriense Inês Fonseca lançou recentemente uma marca de vestuário sustentável, a que deu o nome de Pandã,...

18 empresas da região distinguidas nos Wedding Awards 2023

A região viu 18 empresas serem reconhecidas, num total de seis categorias, na 10.ª edição dos Wedding Awards...

Hóquei: HC Turquel vence dérbi da região com Xavi(s) d’ouro

Vencer o dérbi diante da Biblioteca (7-5) já é bom, garantir a continuidade na liderança da Zona Sul...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!