Poderá não acreditar mas há um armazém, algures na Raposeira do Vimeiro, rodeado de pomares de fruta, que serve de base à maior loja online de malas em Portugal. Chama-se Império das Malas e é gerido pelos irmãos Luís e Rita Joaquim, que seguiram as pisadas do negócio dos pais.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Os nossos pais vendiam essencialmente malas de senhora, fornecendo lojas de norte a sul do País. Quando as cobranças começaram a tornar-se mais difíceis e as despesas mais elevadas tivemos de começar a pensar em alternativas“, conta Luís Joaquim ao REGIÃO DE CISTER. A solução passou por criar uma loja online… em 2009. “Chamaram-me louco”, conta, entre risos. Mas, afinal, Luís Joaquim tinha razão: foi essa alternativa que hoje lhe dá o estatuto de maior loja online do setor. “Muito antes da pandemia, já nós estávamos a sustentar um negócio com base na venda online”, lembra Rita Joaquim. A empresa familiar ainda chegou a ficar com uma loja de malas em Almada, que dava pelo nome de Império das Malas, mas os manos acabariam por ficar apenas com a designação, abdicando daquele espaço físico.
Com mais de uma centena de marcas representadas e com cerca de 6 mil referências, todos os produtos que estão à venda online estão disponíveis no armazém desta empresa. “A rapidez da entrega é uma das características mais elogiadas pelos clientes”, reforça o empresário. “Se um cliente fizer uma encomenda às 14 horas no dia seguinte recebe-a”, acrescenta a irmã. A visita a feiras internacionais e a aposta crescente no online têm servido igualmente de base ao crescimento.
Entre malas de senhora, malas de viagem, produtos para homem, material escolar, carteiras, bolsas, mochilas ou pastas, o Império das Malas “ganhou” a confiança dos clientes com base na qualidade de serviço. “Quando a pandemia chegou já estávamos preparadíssimos para a venda online, a única alteração, durante o período mais crítico, é que deixámos de vender malas de viagem e passámos a vender mais artigos para crianças”, explica Rita Joaquim. Com a pandemia, a Império das Malas conquistou a confiança de outro público, “ainda menos seguro em fazer compras online”.
O negócio das malas e acessórios tem crescido de ano para ano – “aumentos de 20%” – tendo no ano passado faturado o maior volume de negócios. A marca própria, que já existe, é a próxima aposta da empresa, que já garante cinco postos de trabalho diretos.
O armazém do Império das Malas, que serve de showroom, está aberto ao público. O difícil será dar com ele, se não usar o GPS: Rua Principal, Nº 54, Raposeira, Vimeiro.