Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Regresso às aulas

Data:

Partilhar artigo:

É aquela altura do ano em que nós, pais, ficamos aliviados de tempo para trabalharmos ainda mais (há que alimentar a máquina fiscal), com a síndrome do ninho vazio, a dar sinal de si, assim que ligamos os 4 piscas e os deixamos à porta da Escola.

No meu caso, ou melhor no do meu filho, ainda há a passagem do carinho privado da JDD para os afetos da FEM. Um pequeno passo para mim, mas um salto gigante para o Fausto que por aqui cresce, entre as coisas boas e más de Alcobaça.

As brigas de Verão já lá vão, bem como as suas doçuras. Agora, estamos todos de chapéu de chuva e olheiras, na Biblioteca da Escola, com um olho nos nossos meninos e outro nas professoras, a tentar absorver o que há de novo, na tentativa de fazermos mais parte da solução do que do problema.

Região de Cister - Assine já!

As professoras sorriem, contentes em receber e tratar o que de mais precioso temos. Porém muitas já estão cansadas de tanta pestana queimada e passos em falso, com um Ministério de Educação que faz tudo menos descomplicar e custa-lhes, presumo, ouvir António Costa visitante de “escolas-modelo” (todas o são) a papaguear o seu otimismo que tanto nos deprime.

À porta da escola um solitário cartaz com a revindicação dos 6% do PIB para a Educação, lembra-nos que muito para além da luta para educar, há outra que a acompanha que é a de criar condições para os afetos que se sentem assim que deixamos os nossos meninos no portão da Escola ao pé de uma Senhora que, se não sabe o nome de todos, pouco falta.

Por isso dedico estas linhas em jeito de abraço aos professores da FEM.

Porque, para mim, ser professor é fazer a diferença na adversidade, enquanto se luta por um reconhecimento que deveria ser óbvio a quem usa a Educação como mera propaganda eleitoral, mas que, na prática a complica, a empobrece, que traz aquela sombra ao olhar curioso e brilhante que vislumbramos nos professores no dia da apresentação.

Boa sorte!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!