Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Futebol sem bola

Data:

Partilhar artigo:

Uma das maiores curiosidades do nosso país, é ele se pequeno em dimensão, mas grande em contrastes.

Mesmo aqui, em Alcobaça, eles são muitos. Que o digam quem estende a roupa ao fim da tarde, porque “hoje já não chove”, mas depois, ao acordar fica com a cabeça toda molhada do humor grosso da chuva que cai marquise dentro, enquanto nós mandamos a roupa ao calhas para os tabuleiros, lamentando o tempo perdido.

Ou então, na diferença entre uma cidade que é “calminha” o ano todo, mas que enlouquece, no bom sentido, nos seus Carnavais e São Bernardo, e onde, “ninguém dorme”, mesmo que queira ou que precise. E, finalmente, na quase esquizofrenia do não parar nas passadeiras ou no mandar vir no trânsito, e o sorriso hospitaleiro ao sol das esplanadas do Rossio, perante a juventude que passa.

Região de Cister - Assine já!

Mas, também no falar (a cantar) se vê essas diferenças. De onde venho é “futebol humano”, aqui é “futebol sem bola”. A meros 100 km para Sul é ténis, aqui já é sapatilhas; ou então, “alhinho jogador ou jogar ao alho” e, aqui, é “cá vai alho”, apesar de nos mandarmos todos para as costas uns dos outros à mesma. E, se aqui é menino ou mulher, na Brandoa é chavalo, chavala, chabeco, e se chamar “ó mulher” a alguém…bem pode ser que se entorne o caldo de vez.

Aprender e viver estas coisas, palavras e atitudes, é como começar a ter chave de casa e saber abrir a porta do nosso lar.

Ainda me perco em Alcobaça. Ele é cabeço disto, cabeço daquilo. E sem o GPS interior dos Alcobacenses, às vezes fico confuso. Mas, ainda há quem me dê algum do seu tempo para me meter no caminho certo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!