Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
Segunda-feira, Dezembro 5, 2022

Futebol sem bola

Data:

Partilhar artigo:

Uma das maiores curiosidades do nosso país, é ele se pequeno em dimensão, mas grande em contrastes.

Mesmo aqui, em Alcobaça, eles são muitos. Que o digam quem estende a roupa ao fim da tarde, porque “hoje já não chove”, mas depois, ao acordar fica com a cabeça toda molhada do humor grosso da chuva que cai marquise dentro, enquanto nós mandamos a roupa ao calhas para os tabuleiros, lamentando o tempo perdido.

Ou então, na diferença entre uma cidade que é “calminha” o ano todo, mas que enlouquece, no bom sentido, nos seus Carnavais e São Bernardo, e onde, “ninguém dorme”, mesmo que queira ou que precise. E, finalmente, na quase esquizofrenia do não parar nas passadeiras ou no mandar vir no trânsito, e o sorriso hospitaleiro ao sol das esplanadas do Rossio, perante a juventude que passa.

Região de Cister - Assine Já!

Mas, também no falar (a cantar) se vê essas diferenças. De onde venho é “futebol humano”, aqui é “futebol sem bola”. A meros 100 km para Sul é ténis, aqui já é sapatilhas; ou então, “alhinho jogador ou jogar ao alho” e, aqui, é “cá vai alho”, apesar de nos mandarmos todos para as costas uns dos outros à mesma. E, se aqui é menino ou mulher, na Brandoa é chavalo, chavala, chabeco, e se chamar “ó mulher” a alguém…bem pode ser que se entorne o caldo de vez.

Aprender e viver estas coisas, palavras e atitudes, é como começar a ter chave de casa e saber abrir a porta do nosso lar.

Ainda me perco em Alcobaça. Ele é cabeço disto, cabeço daquilo. E sem o GPS interior dos Alcobacenses, às vezes fico confuso. Mas, ainda há quem me dê algum do seu tempo para me meter no caminho certo.

AD Footer
Artigo anteriorRegresso às aulas

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!