Sexta-feira, Julho 12, 2024
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Sorrir perante a adversidade

Data:

Partilhar artigo:

A alimentação impacta a saúde mental

Em outubro assinalam-se duas efemérides com enorme pertinência. No dia 16, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. Nunca antes fez tanto sentido refletir sobre este tópico. A insegurança alimentar existe há décadas. Contudo, vivem-se tempos sem precedentes. Sempre existiram problemas alimentares, mas o facto é que a situação se deteriorou com a guerra na Ucrânia, que não só fez aumentar os já elevados preços dos alimentos e fertilizantes, como também agravou a problemática já existente.

À crise alimentar/económica veio juntar-se a crise climática e energética, e o impacto sente-se em toda a parte. Vivemos vulneráveis à escala global e isso coloca-nos perante grandes desafios, pois ainda que a escassez alimentar não afete a generalidade dos países, a escassez de poder de compra afeta sem parcimónia, e isso também se traduz em fome e doenças.

Este cenário leva-me à 2ª efeméride que se assinala no dia 10, o Dia Mundial da Saúde Mental. A alimentação impacta a saúde mental. Há décadas que se conhece cientificamente os benefícios de uma nutrição adequada em quadros de doenças com a depressão. É imperativo que as entidades responsáveis previnam uma escalada de doenças mentais associadas à crise alimentar, à luz do que vimos acontecer como efeito colateral da pandemia. Como podemos defender-nos dos efeitos nefastos da crise na nossa saúde física e mental? Na perspetiva do Coaching sugiro que continuem a apostar numa alimentação equilibrada e que apostem, acima de tudo, no alimento primário: aquele que alimenta a alma e faz sorrir.

Região de Cister - Assine já!

No dia 1 assinalou-se o Dia Mundial da Música. O meu lema na música assentava em 4 pilares: Cantar com propósito; cantar para honrar e inspirar; cantar para eternizar momentos e fazê-lo de forma única. Aplico-os agora na minha saúde física e mental e funciona. Manter uma postura positiva perante a adversidade é a melhor resposta. Amanhã é Dia Mundial do Sorriso, por isso aproveite, e sorria! Rir é importante porque liberta serotonina e endorfinas, e isso diminui o risco de doenças como a depressão e ansiedade. Então, faça como diz a canção “and just smile”!

AD Footer

Artigos Relacionados

O Caminho da mudança

por vezes, pode parecer impossível mudar; mas isso acontece unicamente até “ser feito Teresa Radamanto Este mês apraz-me discutir a...

Obras de arte em pedra evocam Salgueiro Maia

As instalações da MVC – Portuguese Limestones serviram de palco a uma sentida homenagem a Salgueiro Maia, na...

Futebo de praia: Sótão goleia e mantém registo 100% vitorioso na elite

É certo que já tem presença confirmada, pelo segundo ano consecutivo, na fase decisiva da Divisão de Elite....

Futebol: U. Turquel volta às competições seniores da AF Leiria 14 anos depois

Em 2010, jogava-se num pelado em Turquel, e as infraestruturas não eram o que são hoje. A formação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!