Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Sorrir perante a adversidade

Data:

Partilhar artigo:

A alimentação impacta a saúde mental

Em outubro assinalam-se duas efemérides com enorme pertinência. No dia 16, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. Nunca antes fez tanto sentido refletir sobre este tópico. A insegurança alimentar existe há décadas. Contudo, vivem-se tempos sem precedentes. Sempre existiram problemas alimentares, mas o facto é que a situação se deteriorou com a guerra na Ucrânia, que não só fez aumentar os já elevados preços dos alimentos e fertilizantes, como também agravou a problemática já existente.

À crise alimentar/económica veio juntar-se a crise climática e energética, e o impacto sente-se em toda a parte. Vivemos vulneráveis à escala global e isso coloca-nos perante grandes desafios, pois ainda que a escassez alimentar não afete a generalidade dos países, a escassez de poder de compra afeta sem parcimónia, e isso também se traduz em fome e doenças.

Este cenário leva-me à 2ª efeméride que se assinala no dia 10, o Dia Mundial da Saúde Mental. A alimentação impacta a saúde mental. Há décadas que se conhece cientificamente os benefícios de uma nutrição adequada em quadros de doenças com a depressão. É imperativo que as entidades responsáveis previnam uma escalada de doenças mentais associadas à crise alimentar, à luz do que vimos acontecer como efeito colateral da pandemia. Como podemos defender-nos dos efeitos nefastos da crise na nossa saúde física e mental? Na perspetiva do Coaching sugiro que continuem a apostar numa alimentação equilibrada e que apostem, acima de tudo, no alimento primário: aquele que alimenta a alma e faz sorrir.

Região de Cister - Assine Já!

No dia 1 assinalou-se o Dia Mundial da Música. O meu lema na música assentava em 4 pilares: Cantar com propósito; cantar para honrar e inspirar; cantar para eternizar momentos e fazê-lo de forma única. Aplico-os agora na minha saúde física e mental e funciona. Manter uma postura positiva perante a adversidade é a melhor resposta. Amanhã é Dia Mundial do Sorriso, por isso aproveite, e sorria! Rir é importante porque liberta serotonina e endorfinas, e isso diminui o risco de doenças como a depressão e ansiedade. Então, faça como diz a canção “and just smile”!

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!