Depois de ter valorizado os setores da cerâmica, pescas, fruticultura e calçado/marroquinaria, o REGIÃO DE CISTER retoma o projeto editorial Made in Cister olhando para o setor da pedra. Um cluster em franco crescimento, para o qual muito tem contribuído os concelhos de Alcobaça e Porto de Mós.
Além da revista dedicada ao setor, que distribuída gratuitamente com a edição de 20 de novembro, o Made in Cister contempla ainda uma conferência pública. O evento está agendado para o próximo sábado, às 15 horas, numa pedreira do Codaçal, na freguesia de Serro Ventoso, no concelho de Porto de Mós.
A diretora do semanário, Sara Vieira, e o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, farão a sessão de abertura da conferência. Constarão no painel de oradores Miguel Goulão, presidente da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, Rui Pombo, diretor regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Ana Luís, da PedraMoca, e o artista Basílio, residente em Porto de Mós. Ao secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, caberá o encerramento da conferência.
Durante o evento, será ainda exibido um documentário, que foi produzido pela Oonify.
Esta iniciativa editorial foi criada pelo semanário dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós em 2014, com o objetivo de valorizar os setores económicos mais tradicionais desta região.
A participação no evento é gratuita, mas a inscrição é obrigatória devido à limitação de lugares. As inscrições podem ser efetuadas através do endereço geral@regiaodecister.pt ou do telefone 262 598 627.