Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós reforça projeto de Clube de Jornalistas

Data:

Partilhar artigo:

Nasceu há vários anos, tem crescido a olhos vistos e, agora, está ainda mais musculado. Falamos do projeto do Clube de Jornalistas, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, que, este ano letivo, foi reforçado com um novo… clube.

Mas vamos por partes. Comecemos pelos alunos que fazem parte do clube, designado como “Janela Aberta”, e que são alunos da Escola Secundária de Porto de Mós. São, neste momento, quatro os estudantes (três do 3.º ciclo e um do 12.º ano de escolaridade) que dão corpo a este projeto coordenado pela professora Isabel Pascoal.

Mediante a disponibilidade de horários – nem sempre é fácil conjugar com aulas e outras atividades -, os alunos dão corpo a uma dinâmica extracurricular, que visa, acima de tudo, projetar para o exterior todas e quaisquer informações que digam respeito à comunidade escolar. Informações essas que são expandidas, através da realização de trabalhos jornalísticos, maioritariamente através das redes sociais do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, do blogue “Janela Aberta” e até do envio de notícias para posterior publicação no quinzenário “O Portomosense”.

Região de Cister - Assine já!

Os objetivos são claros: dar expressão ao que se faz nas escolas agrupamento. Tal como explica o diretor do AE Porto de Mós ao REGIÃO DE CISTER. “O Clube de Jornalismo é, no fundo, o fio condutor para o exterior do tanto e tão bom que se faz no nosso agrupamento de escolas. É um projeto que engloba um conjunto de alunos e professores que, de forma muito empenhada, dão visibilidade, através da elaboração de notícias e/ou da realização de trabalhos, a tudo aquilo que é feito diariamente nas escolas. Trata-se, no fundo, de uma ferramente bastante útil para divulgarmos as nossas atividades e que ajuda a consolidar a imagem de dinamismo e diversidade que existe nas 21 escolas do Agrupamento de Porto de Mós”, relata Pedro Vala.

E o crescimento deste projeto tem sido de tal forma exponencial que, já durante este ano letivo, surgiu a possibilidade de criar um novo Clube de Jornalistas, neste caso concreto formado por cinco alunos da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, sob a coordenação do professor António Teixeira.

Algo que vem potenciar ainda mais o desenvolvimento dos alunos, bem como o seu gosto pela escrita. A coordenadora de projetos do AE Porto de Mós assume ao REGIÃO DE CISTER que é importante desenvolver ao máximo as competências dos alunos. “Temos vários clubes escolares no agrupamento, sendo que, no que se refere ao Clube de Jornalistas, a intenção passa claramente por fomentar o gosto pela escrita e potenciar o envolvimento dos alunos pelos assuntos da atualidade e da comunidade escolar”, sublinha a professa Filomena Miguel.

Venham de lá mais notícias, senhores jornalistas!

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!