Uma festa com uma forte componente pedagógica. Assim se pode definir o Baile do Preservativo, evento promovido pelo Clube Cultural Recreativo Moleanense, sediado na freguesia de Évora de Alcobaça, que vai decorrer este sábado, na sede da associação.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Trata-se do retomar de uma iniciativa que, em tempos, já foi levada a cabo pelo Clube Cultural Recreativo Moleanense, mas que ao fim de alguns anos volta a ser uma realidade. A Direção do clube, que encara esta atividade como “o baile do ano”, pretende juntar nesta festa uma vertente social, deixando, mais uma vez, bem vincada a ideia de que o uso do preservativo é fundamental para combater o risco de doenças sexualmente transmissíveis.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente do Clube Cultural Recreativo Moleanense dá conta dos objetivos pretendidos com este projeto que vai, por certo, encher a sede da associação no próximo sábado. “Trata-se de um evento cultural e pedagógico que visa sensibilizar toda a população para os perigos do sexo não seguro e, nomeadamente, para os riscos de contágio através de doenças sexualmente transmissíveis”, explica Tiago Lopes.
Para o efeito, o clube estabeleceu um protocolo de cooperação com a Associação Abraço, de Lisboa, que cedeu várias centenas de preservativos que serão oferecidos a todos os participantes.
“À entrada, cada visitante receberá um preservativo. Se e quando terminarem (e esperemos que sim, era sinal de que tínhamos casa totalmente cheia), há sempre a hipótese de cada um dos participantes levar de casa. É uma iniciativa que está aberta a toda a população e, como tal, não conseguimos ter uma noção de quantas pessoas poderão estar presentes”, acrescenta o dirigente associativo, que apela à presença do maior número de participantes possível, até porque, acrescenta, “outro dos objetivos passa por dinamizar a associação e atrair pessoas à freguesia”.
A entrada no Baile do Preservativo terá um custo. De acordo com Tiago Lopes, o valor angariado servirá, apenas e só, “para tentar minimizar os custos e fazer face a algumas despesas”.
Até porque, sublinhe-se, a festa promete. No salão da associação, espaço onde vai decorrer o evento, haverá pão com chouriço e serviço de bar, com a música a ficar a cargo de “Foka Energie” e dos djs “Nuno Fernandez” e “4Estaciones”.
“Pretendemos juntar o melhor de dois mundos, ou seja, promover uma grande festa, que permita aos habitantes da freguesia e a todos os outros visitantes uma noite de folia inesquecível, mas, ao mesmo tempo, temos também o desejo de contribuir para a expansão da mensagem relativamente aos perigos inerentes à falta de uso do preservativo”, conclui Tiago Lopes.
“Estão preparados para o que aí vem? Será o baile do ano. Contamos com vocês!”, pode ler-se no anúncio do Clube Cultural Recreativo Moleanense.
A festa vai começar às 22:30 horas e promete durar até de madrugada… em segurança.