Sábado, Janeiro 28, 2023
Sábado, Janeiro 28, 2023

Selecionador de futsal deu aula no Instituto Educativo do Juncal

Data:

Partilhar artigo:

“Sou natural de uma localidade pequena, em Trás-os-Montes, e desde cedo que aprendi muito com o meu avô, que era uma pessoa que não sabia ler nem escrever. Mas não foi por isso que não teve capacidade para me ensinar.” Foi com estas palavras que Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, começou a sua “aula” no Instituto Educativo do Juncal (IEJ).

This Content Is Only For Subscribers

Please subscribe to unlock this content. Enter your email to get access.
Your email address is 100% safe from spam!

O “mister” discursou para uma plateia de cerca de 60 alunos do curso profissional de Desporto daquela escola. Durante mais de uma hora, os jovens ficaram embevecidos a seguir o raciocínio do professor. E não só por estarem na presença de alguém que já foi eleito quatro vezes como o melhor selecionador de futsal do mundo e que levou Portugal à conquista de dois títulos europeus, um mundial e um intercontinental. Acima de tudo, porque na sua frente estava alguém que, através de um discurso cativante, apresentava aos alunos vários “caminhos” para o sucesso. “Nunca esquecer as raízes e quem nos ajudou, traçar objetivos, trabalhar em equipa. Estas são premissas fundamentais para chegarmos ao sucesso”, apontou Jorge Braz. “Os professores ajudam os alunos, tal como os treinadores ajudam os jogadores. Mas a conquista das nossas metas depende sempre primeiro de nós”, prosseguiu.

A turma estava, percebia-se, “anestesiada” com a sessão. No fundo, foi uma autêntica lição de superação no desporto que, no caso concreto, serviu também de exemplo para a carreira escolar. Porque nesse percurso, salientou o técnico, “deve-se ter sempre em mente a nota 20”. “Se não traçarmos isso como objetivo, então nunca podemos esperar alcançar essa mesma nota”, rematou.

Seguiu-se um espaço aberto a perguntas, no qual os alunos não perderam a oportunidade de colocar questões que Braz considerou “bastante pertinentes”. “São exemplos destes que fazem os alunos sonhar e definir objetivos. Tudo é possível na vida e no desporto”, afirmou Diogo Ornelas, coordenador do grupo de Educação Física do IEJ. A “aula” de Jorge Braz ficará na memória destes alunos. 

Região de Cister - Assine já!
AD Footer

Artigos Relacionados

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Acidente com trator agrícola provocou um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um ferido grave foi o resultado de um acidente com um trator agrícola, ocorrido na tarde desta quarta-feira,...

Ricardo Esgaio e Stephen Eustáquio disputam conquista da Taça da Liga de futebol

Os futebolistas nazarenos Ricardo Esgaio, com as cores do Sporting, e Stephen Eustáquio, com o símbolo do FC...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!