Sábado, Agosto 8, 2026
Sábado, Agosto 8, 2026

Um… dois… mil e vinte e três

Data:

Partilhar artigo:

Existem duas coisas que, a meu ver, marcarão o ano que está mesmo, mesmo quase a acabar: as expectativas que tínhamos e as desilusões que tivemos.

Sendo verdade que em Alcobaça foi um ano com muita coisa a acontecer, a nível recreativo, desportivo e cultural, nem por isso podemos deixar de pensar que também aqui chegaram os efeitos de uma guerra que por muito que me digam o contrário, não creio ser nossa; e da ganância, essa sim (muito mais que qualquer conjuntura económica que se fabrique), que está a destruir a classe média com taxas, taxinhas e tachos que agora se distribuem às claras porque se perdeu a noção da decência.

Em Alcobaça continua a comer-se bem e a estacionar-se mal mas, à escala do que se passou, barrigada ou buzinadela a mais, é um preço bem confortável a se pagar para se viver no sossego de uma terra que neste verão não foi poupada aos seus episódios de violência (como aqui tive oportunidade de relatar), o que não pode nos deixar de preocupar tanto que a guerra e a crise propiciam o crime e o confronto. Inflamados pelas redes sociais, parece que todos já fizemos a nossa escolha, como diria Nietzsche, de viver numa sociedade em que só existe culpa e não se dá a importância devida ao perdão.

Região de Cister - Assine já!

Houve concertos, carrosséis, aldeia do Natal e doces. Novos restaurantes abriram, novos negócios, novas caras, novas crianças a nascer. Os Gift lançaram um monumental disco. Num tempo de balanços é sempre bom apontar as coisas boas e tentar com que, mais que um balanço, nos deem balanço e que para o ano saibamos gerir tantas as expectativas como as desilusões porque essas são mais que certas independentemente do que se deseje em cima duma cadeira a engolir passas de Alcobaça.

Bom 2023!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

DaTerra prepara mural comunitário na antiga escola da Mélvoa

A DaTerra – Associação para o Desenvolvimento Sustentável está a concluir um novo mural comunitário na antiga escola...

Água de Madeiros recupera bar e prepara novo restaurante

Menos de seis meses depois de ter sido devastado pela tempestade Kristin, o Bar de Água de Madeiros...

Gatos e problemas de higiene motivam queixas na vila

O excesso de animais errantes, sobretudo gatos, e os problemas de higiene associados foram levados à reunião da...

Maçã, chita e tradição em destaque no São Bernardo

A Feira de São Bernardo regressa a Alcobaça com um programa que o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!