Uma peça de cerâmica pode ter várias formas, tamanhos e cores. E se lhe dissermos que também pode ter som? A verdade é que a mais recente coleção da Perpétua, Pereira & Almeida, que detém a marca S. Bernardo, projeta mesmo a voz de Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, gravada dentro do Mosteiro de Alcobaça. Confuso(a)? Vamos por partes.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O designer britânico Mark Lloyd, com muita experiência profissional na indústria automóvel, viu na empresa, sediada no Cabeço de Deus, na freguesia de Évora de Alcobaça, o parceiro certo para colocar em prática o projeto que já andava a magicar há algum tempo. “Não nos conhecíamos, mas quando ele nos apresentou a ideia, aceitámos de imediato esta parceria por ser algo inovador e disruptivo“, conta Elsa Almeida, que gere a empresa que deu seguimento à Cerâmicas São Bernardo com Jorge Pereira e Fernando Perpétua, precisamente há uma dezena de anos.
E que ideia era essa? “Desenvolver um método em que, através da captação de sons, as frequências sonoras fossem, depois, trabalhadas num soft-ware que as transforma em formas, que, por sua vez, entram em produção e tornam-se em peças de cerâmica”. Resultado: peças de cerâmica únicas e inovadoras. “O destaque deste artigo vai para uma nova técnica de conceção de peças por parte de uma empresa que busca constantemente ser pioneira na criatividade, inovação e design dos seus produtos, num mundo onde as tendências evoluem cada vez mais rápido e é cada vez mais necessário ser vanguardista e desenvolver constantemente designs originais e criativos”, nota.
Da teoria à prática foi uma nota musical, tendo sido desenvolvidas duas coleções, uma com recurso aos sons do mar em Peniche e outra com os sons captados em ambiente de fábrica. “Apresentámos estas duas coleções ao nosso maior cliente, que, além de nos ter comprado logo as peças, pediu exclusividade sobre aqueles produtos“, conta Elsa Almeida. A boa notícia acabaria, no entanto, por exigir a criação de uma terceira coleção, a partir deste método, para que a empresa tivesse uma coleção nova para lançar na feira Ambiente, que decorre em Frankfurt, na Alemanha, de amanhã a terça-feira. “Queríamos levar Alcobaça e algo que marcasse a nossa região, pensámos no Mosteiro e depois em coros e acabaríamos por lembrar-nos de Sónia Tavares, que aceitou logo o convite”, conta. Conjugando a técnica de Mark Llloyd, com o conhecimento das designers da empresa e know-how da equipa, o resultado materializa-se na nova “Coleção Mosteiro”.
“É inegável o cariz inovador e ambicioso deste projeto, sendo que as possibilidades e perspetivas futuras deste tipo de conceção são ilimitadas”, considera a gestora. Para isso, a empresa já investiu cerca de 10 mil euros em novos materiais e recursos, entre as quais uma nova impressora 3D e novos softwares.