Um festival cheio de humor está a chegar a Alcobaça. “Alcobaça com Graça” vai reunir artistas e coletividades do concelho entre os próximos dias 23 e 26 e oferecer uma programação que junta o teatro, o stand up comedy, a música e a poesia.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A iniciativa organizada pela associação cultural Alcobaça com Graça abre com a apresentação da peça “Gira” pelo Teatro da Transformação, no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, às 21:30 horas. O espetáculo é centrado nas mulheres que “passam a vida preocupadas com o seu corpo, em encontrar um companheiro, em ser-lhe útil, em ter uma profissão, em cuidar da casa, cuidar dos filhos, cuidar dos pais, cuidar das contas, esperando cuidar-se dela própria”. Mas, quando elas se colocam em primeiro lugar, quando se amam, tudo “gira” para qualquer lado que desconheciam.
No dia seguinte, no mesmo local, é a vez de subir ao palco Sofia Bernardo para apresentar, pela primeira vez em Alcobaça, o espetáculo “Nem Famosa Nem Falhada”. Neste que é uma dos seus “mais honestos, crus e sarcásticos” projetos, a atriz e comediante, natural de São Martinho do Porto, vai revelar como viveu um período marcado por “reflexões sobre si, sobre o tempo, sobre o medo e sobre como nos relacionamos com os outros”. O espetáculo estreou no Espaço Boutique da Cultura, em Lisboa, no final do ano passado.
No dia 25, o Cine-teatro acolhe, às 21:30 horas, a gala “Alcobaça com Graça”, que conta com Emanuel Moura como convidado especial. O artista do Bárrio lançou no passado mês de dezembro “Músicas com Bolinha”, projeto para maiores de 18 anos que apresenta “uma linguagem muito própria e com muito vernáculo à mistura”. O músico prepara-se para dar a conhecer ao público “Fado Mal Criado III”, o seu mais recente álbum, num concerto no Teatro Chaby Pinheiro, no Sitio da Nazaré, agendado para o próximo dia 5 de março, às 17 horas. O projeto discográfico já se encontra disponível nas principais plataformas de música digitais e dá continuidade aos trabalhos anteriores também relacionados com o fado humorístico.
No último dia da iniciativa, a Associação Cultural Alcobaça Com Graça organiza o 1.º Encontro de Anedotas, a realizar-se no Mercado Municipal, a partir das 15 horas. A participação é aberta à comunidade local que poderá contar as suas anedotas. Os interessados podem inscrever-se através do e-mail alcobacacomgraca@gmail.com.
A primeira edição do Festival Alcobaça Com Graça apresenta ainda uma vertente formativa. Entre os dias 18 e 25 vão realizar-se, na Biblioteca Municipal, uma série de workshops de iniciação ao stand up comedy.