Quem faz o quê antes da música te chegar aos ouvidos? É para responder a esta questão que chega hoje ao concelho de Alcobaça o projeto educativo “A Música dá Trabalho” dinamizado pela associação cultural Omnichord, que tem como objetivo promover pequenos concertos nas escolas e dar a conhecer aos alunos as funções e as profissões associadas ao setor da música.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Até ao dia 20 do próximo mês, uma equipa de músicos, técnicos e outros profissionais do ramo leva à Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, ao Externato Cooperativo da Benedita e à Escola Secundária D. Inês de Castro três concertos de artistas da região, de forma a revelar à comunidade escolar todo o processo de produção. Desde a chegada do material e dos técnicos ao processo de desmontagem.
No concelho, o projeto ao qual o Município de Alcobaça se associa, arranca com a artista leiriense Larie a atuar esta tarde na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto. A iniciativa prossegue na próxima segunda-feira no Externato Cooperativo da Benedita e terá como protagonista o músico pisoense Mr. Gallini (na fotografia).
Durante a manhã os alunos são convidados a visitarem estações de trabalho que representam algumas dessas profissões, tendo oportunidade de as poderem experimentar, e no início da tarde assistem ao concerto.
Os alunos participantes irão receber um exemplar do livro “A Música Dá Trabalho”, com textos de Patrícia Martins e Hugo Ferreira e ilustrações de Diogo Monteiro, que relatam as profissões e as funções ligadas à indústria da música. Da técnica de luz à gestora de redes sociais, da engenheira de som ao assistente de palco, da compositora ao agente, são 22 personagens que guiam os alunos na descoberta de quem faz o quê antes de a música lhe chegar aos ouvidos.
Este primeiro ciclo no concelho encerra na Escola Secundária D. Inês de Castro com o artista ainda por definir, mas está aberta a possibilidade da iniciativa cultural regressar a Alcobaça e abranger ainda as escolas dos agrupamentos da Nazaré e de Porto de Mós num futuro próximo.
“Este projeto é contínuo. Queremos que chegue cada vez a mais crianças e jovens e pretendemos apresentar sempre novas propostas”, destaca o porta-voz da Omnichord, Vasco Silva, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“A Música Dá Trabalho”, que teve início em 2021 em escolas do 1.º ciclo ao ensino secundário do concelho de Leiria, resulta da candidatura “Movimentos Alternativos para Práticas Artísticas”, apresentada à Direção Geral das Artes. O projeto já foi também posto em prática em instituições de ensino do concelho de Torres Vedras. Depois de Alcobaça, a iniciativa cultural vai passar por Santarém, Ourém e regressar novamente a Leiria.