Domingo, Junho 15, 2025
Domingo, Junho 15, 2025

Renovações

Data:

Partilhar artigo:

Ápice é a palavra que melhor descreve o passar dos dias nos últimos tempos

Teresa Radamanto

Março é um mês de renovação. A história repete-se todos os anos. O equinócio primaveril inspira sentimentos de esperança e cada um de nós assiste a um miraculoso renascimento de desejos e sonhos. Renovamos votos antigos e voltamos à carga com uma fé inabalável. Contudo, é cada vez mais difícil experienciar este milagre! Não apenas pelo estado em que o mundo e o país estão, mas principalmente porque o tempo já não é o mesmo.

Tudo passa a correr. Ápice é a palavra que melhor descreve o passar dos dias nos últimos tempos. Por isso, não podemos permitir que esta consumição nos retire a capacidade de observar o que de verdade importa. Assim, importa relembrar a luta secular da mulher pela igualdade social, política e económica, frisando que apesar de o fazermos em mais de 100 países, ainda existem outros em que esta data é amplamente ignorada; portanto, importa não diluir a profundidade deste dia em festividades de caráter comercial.

Voltando ao tópico renascimento, gostaria de fazer referência aos regressos e às saudosas partidas que marcaram este mês. No plano nacional observámos grandes regressos, em particular na música; e também saudosas partidas, das quais destaco Rui Nabeiro, “o homem grande que aumentou o mundo”, tal como Pedro Chagas referiu, ao despedir-se do comendador. No plano internacional destaco os atores Brandon Fraser e Ke Huy Quan; Michellle Yeoh e Jamie Lee Curtis. No plano masculino observámos comoventes renascimentos; assistimos a regressos impressionantes após décadas de sombrios esquecimentos. No feminino vimos o talento e a beleza serem reconhecidos em qualquer idade, sem preconceitos. Provaram-nos que é possível acreditar em oportunidades renovadas e sonhos concretizados. Este sentimento de fé renovada num momento cronológico aparentemente tão decrépito, trás algo que para mim, importa destacar.

Região de Cister - Assine já!

Dia 2 de Abril assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Importa cultivar a fraternidade e humanidade em cada um de nós, perante esta ou qualquer outra causa. Importa fomentar a equidade social; aceitar a diversidade e renovar mentalidades. Tal como Margaret Mead, antropóloga, explicou recentemente numa conferência universitária, a propósito da evolução humana, importa entender que “ajudar alguém em dificuldade é o ponto onde começa a civilização de nossa espécie”. Páscoa Feliz.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Maria Amélia Cordeiro eterniza em livro memórias felizes da infância

Os rascunhos das memórias felizes da infância que Maria Amélia Cordeiro foi escrevendo em prosa e poesia ao...

Juno

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano. Recebeu o seu nome em honra da deusa romana JUNO,...

Bombeiros da Benedita reforçam missão com novo posto de emergência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) deu recentemente um passo marcante no reforço da capacidade...

Externato da Benedita conquista 2.º prémio em passatempo online

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) conquistou o 2.º prémio no passatempo online nacional “SOS Polinizadores – Constrói...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!