Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Renovações

Data:

Partilhar artigo:

Ápice é a palavra que melhor descreve o passar dos dias nos últimos tempos

Teresa Radamanto

Março é um mês de renovação. A história repete-se todos os anos. O equinócio primaveril inspira sentimentos de esperança e cada um de nós assiste a um miraculoso renascimento de desejos e sonhos. Renovamos votos antigos e voltamos à carga com uma fé inabalável. Contudo, é cada vez mais difícil experienciar este milagre! Não apenas pelo estado em que o mundo e o país estão, mas principalmente porque o tempo já não é o mesmo.

Tudo passa a correr. Ápice é a palavra que melhor descreve o passar dos dias nos últimos tempos. Por isso, não podemos permitir que esta consumição nos retire a capacidade de observar o que de verdade importa. Assim, importa relembrar a luta secular da mulher pela igualdade social, política e económica, frisando que apesar de o fazermos em mais de 100 países, ainda existem outros em que esta data é amplamente ignorada; portanto, importa não diluir a profundidade deste dia em festividades de caráter comercial.

Voltando ao tópico renascimento, gostaria de fazer referência aos regressos e às saudosas partidas que marcaram este mês. No plano nacional observámos grandes regressos, em particular na música; e também saudosas partidas, das quais destaco Rui Nabeiro, “o homem grande que aumentou o mundo”, tal como Pedro Chagas referiu, ao despedir-se do comendador. No plano internacional destaco os atores Brandon Fraser e Ke Huy Quan; Michellle Yeoh e Jamie Lee Curtis. No plano masculino observámos comoventes renascimentos; assistimos a regressos impressionantes após décadas de sombrios esquecimentos. No feminino vimos o talento e a beleza serem reconhecidos em qualquer idade, sem preconceitos. Provaram-nos que é possível acreditar em oportunidades renovadas e sonhos concretizados. Este sentimento de fé renovada num momento cronológico aparentemente tão decrépito, trás algo que para mim, importa destacar.

Região de Cister - Assine já!

Dia 2 de Abril assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Importa cultivar a fraternidade e humanidade em cada um de nós, perante esta ou qualquer outra causa. Importa fomentar a equidade social; aceitar a diversidade e renovar mentalidades. Tal como Margaret Mead, antropóloga, explicou recentemente numa conferência universitária, a propósito da evolução humana, importa entender que “ajudar alguém em dificuldade é o ponto onde começa a civilização de nossa espécie”. Páscoa Feliz.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!