“As Trapalhadas de Quintch-Pintch” é o título do 37.º livro da nazarena Isabel Ricardo, que vai passar a estar disponível nas principais livrarias a partir do próximo domingo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A publicação da Editora Minotauro, com ilustrações de Zeka Cintra, conta às crianças a história de Quintch-Pintch, uma fada diferente das outras, que protege os animais do Bosque Sempre Verde e é acarinhada por eles, mas que é também muito distraída e desastrada. Há quem diga mesmo que é um “verdadeiro desastre ambulante”! Por isso, quando decide pintar sozinha a sua casa, sem recorrer à magia, os seus amigos prevêem as maiores trapalhadas que não tardam por acontecer.
“Este livro é especial para mim, pois traz-me lembranças da minha infância e é, de certa maneira, uma homenagem àquela criança sonhadora que fui”, sublinha a autora, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“Os nomes das personagens foram criados por mim quando tinha 3 anos e me punha à janela, fingindo ler os livros escolares da minha irmã, e inventando as minhas histórias, mesmo sem nunca ninguém me ter lido nenhuma. Cresci com estes nomes na minha imaginação e desejei um dia dar-lhes forma e proporcionar prazer às crianças, despertando-lhe aquela magia que eu sentia quando os pronunciava”, acrescenta Isabel Ricardo.
Transmitir os valores humanos mais importantes aos mais pequenos e despertar-lhes o gosto pela leitura através de situações divertidas é o principal foco da escritora natural da Nazaré.
N’“As Trapalhadas de Quintch-Pintch” a autora pretende passar a mensagem de que “todos precisamos uns dos outros”, pensamento que é também dirigido aos adultos.
“Quando decidi escrever este livro, imaginei algo que pais e filhos, avós e netos pudessem gostar, maravilhar-se com as ilustrações, e assim partilhar momentos especiais de proximidade”, adianta. Apesar de ainda não haver datas agendadas, está prevista, na região, a apresentação da obra em Alcobaça, na Nazaré e nas Caldas da Rainha.
Referência na literatura infanto-juvenil, Isabel Ricardo escreveu o primeiro livro com apenas 11 anos de idade e conta com diversas obras publicadas em Portugal e no estrangeiro. “Os Aventureiros”, “Guerreiros da Luz”, “Contos Marotos” e “Contos do Bosque Sempre Verde” são algumas das coleções de maior sucesso.
Além de contar histórias aos mais novos, a nazarena dedica-se também à escrita de romances históricos. “O Último Conjurado”, “A Revolução da Mulher das Pevides”, “O Segredo de Ana”, “A Demanda do Mestre”, “Nuno Álvares Pereira” e “Crime Sedução” são os títulos das obras já publicadas. Isabel Ricardo comemora este ano 30 anos de carreira literária e avança que, além d“As Trapalhadas de Quintch-Pintch”, muitas outras novidades estão ainda para vir… e para ler.