A manhã da passada quinta-feira foi diferente do habitual para cerca de 100 alunos da Escola Báscia 2/3 Frei Estêvão Martins, em Alcobaça, bem como para milhares de munícipes que se encontravam, por essa hora, nas ruas da cidade. Tudo devido ao desfile medieval protagonizado pelos estudantes do referido estabelecimento de ensino, que “envolveu” toda a comunidade. A população, entre familiares e meros transeuntes, apreciaram o momento, com especial incidência para os trajes utilizados pelos mais novos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A concentração aconteceu às primeiras horas da manhã, junto ao Mosteiro de Alcobaça, sendo que, a partir de aí, os alunos desfilaram por várias artérias até chegarem às instalações da escola.
Pelo meio, porém, houve ainda tempo para mais um momento especial: o desfile “parou” junto aos Paços do Concelho, com Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, a fazer questão de privar por breves momentos com todos os estudantes envolvidos nesta iniciativa.
Depois disso, e já no interior da EB 2/3 Frei Estêvão Martins, foram dinamizadas várias atividades, tanto na tarde de quinta-feira como também durante todo o dia de sexta-feira, e que envolveram artesanato, tasquinhas e muita animação.
Os fatos utilizados nesta Feira Medieval foram, na grande maioria, concebidos por alunos e professores, sendo que alguns deles foram também cedidos gentilmente pela organização da Feira Medieval de Óbidos.
Este foi, apenas e só, um dos eventos levados a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) nos passados dias 30 e 31 de março. Nesse período, e englobado no projeto “Dias+ Empatia e Cidadania”, as várias escolas do AE Cister viveram dias bastante preenchidos, com muitas iniciativas a serem dinamizadas em todas os estabelecimentos de ensino do agrupamento: exposições, peças de teatro, torneios desportivos, laboratórios abertos, colóquios, visitas entre escolas, concertos com antigos alunos do AE Cister, uma gala… Enfim. Tudo pensado ao pormenor.
Sendo que houve também outro evento muito participado, caso da “Festa da Primavera” que decorreu na Escola Básica 2/3 D. Pedro I, que abrangeu várias temáticas, como por exemplo, cinema, workshops, peddy paper, caça ao tesouro, atividades musicais e desportivas, jogos tradicionais, entre outras.
Foram dois dias repletos, com um programa vasto e bastante abrangente e que deixaram a diretora do AE Cister extremamente satisfeita. Tal como a própria relata em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Estou muito feliz e orgulhosa por todas estas iniciativas. Foram momentos de interatividade, de partilha e de imensa aprendizagem. Nestes dois dias, fomos melhor escola”, assinalou, visivelmente feliz, Manuela Lourenço.