Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

“O desporto sai à rua” vai colocar mais de 1.000 alunos a mexer

Data:

Partilhar artigo:

O mês de maio vai ser em cheio para mais de um milhar de alunos do concelho de Alcobaça, no âmbito do projeto “O desporto sai à rua”, dinamizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, através do departamento de Projetos para a Comunidade, e que conta com o apoio da Câmara de Alcobaça e de outras entidades, clubes e associações da região.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A iniciativa, que visa potenciar as atividades desportivas junto da comunidade mais jovem, nomeadamente alunos do Agrupamento de Escolas de Cister e do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, vai levar “à rua” 1.084 estudantes de duas dezenas de estabelecimentos do ensino básico. A saber: Alcobaça, Aljubarrota, Alpedriz, Areeiro, Ataíja de Cima, Bárrio, Burinhosa, Carris, Carvalhal de Aljubarrota, Casal dos Ramos, Évora de Alcobaça, Maiorga, Martingança, Pataias, Póvoa e Vestiaria (escolas do Agrupamento de Escolas de Alcobaça); e também Alfeizerão, Casal Velho, Cela e São Martinho do Porto (escolas do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto).

As atividades dinamizadas visam promover a prática do exercício desportivo, assim como combater o isolamento e/ou o sedentarismo infantil, sendo que, dessa forma, será potenciada uma melhor qualidade de vida e de bem-estar para as crianças e jovens da chamada região de Cister.

O projeto do departamento de Projetos para a Comunidade da ABA – Banda de Alcobaça é levado a cabo por um total de 16 professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – Oficina de Desporto, sendo que a abrangência não se centra apenas ao número de escolas e de alunos participantes, mas também à quantidade de freguesias onde os eventos serão realizados.

Região de Cister - Assine Já!

Alcobaça e Vestiaria, Alfeizerão, Aljubarrota, Bárrio, Cela, Coz, Alpedriz e Montes, Évora de Alcobaça, Maiorga, Pataias e Martingança, e São Martinho do Porto são as freguesias que vão receber estas atividades e que, por certo, viverão dias de grande alegria, sem esquecer, claro está, todos os benefícios que estas dinâmicas vão promover nas mais de 1.000 crianças e jovens que prometem fazer deste projeto uma referência a nível concelhio e, até, a nível distrital. Porque sendo a primeira iniciativa desta estirpe, a verdade é que a ideia e, acima de tudo, a profundidade que a temática conseguirá, com toda a certeza, atingir, permite observar o horizonte em sentido ascendente. Entenda-se, crescimento do projeto.

O REGIÃO DE CISTER esteve à conversa com a professora coordenadora desta Atividade Curricular de Enriquecimento – Oficina de Desporto da ABA, que explicou os objetivos da ideia que está em curso, bem como os benefícios que as crianças e jovens poderão extrair de cada uma das atividades que estarão “presentes” neste “O desporto sai à rua”.

“Trata-se de um projeto multidisciplinar, mas que, e acima de tudo, tem como principal objetivo promover a saúde e o bem-estar nas crianças e nos jovens, bem como potenciar-lhes o gosto pelo desporto e pela atividade física. Serão atividades de várias modalidades, como são os casos do andebol, do hóquei em patins, da patinagem, do padel e do futebol, todas realizadas ao ar livre, e que, acreditamos, farão as delícias dos participantes”, analisou Joana Santos, que explicou também as parcerias estabelecidas com as várias entidades que estão envolvidas neste projeto: “Estabelecemos protocolos diversificados, como por exemplo com o Município de Alcobaça, com várias IPSS do concelho e também com clubes da região, de modo a promovermos experiências desportivas diferentes. Afinal, estamos a falar de crianças dos 6 aos dez anos de idade e, como tal, quanto maior for a ‘oferta’ que possamos promover, mais horizontes podemos abrir para que os jovens se apaixonem cada vez mais pela prática desportiva”.

Ainda de acordo com a docente, “este projeto vai ajudar os clubes a demonstrarem as suas modalidades aos mais novos, sendo mais uma hipótese de recrutamento para o futuro”. E segundo Joana Santos, a iniciativa pode ser de um sucesso generalizado: Estamos a falar de um projeto que, por todas as razões, pode até ser analisado como sendo uma alavanca desportiva para a própria cidade”.

A iniciativa tem também atracada uma missão de responsabilidade social. Tal como, de resto, explica a responsável deste projeto ao REGIÃO DE CISTER. “Este conjunto de atividades que decidimos fazer juntamente com todas as nossas entidades parceiras visam, também, vincar as responsabilidades de índole social que a ABA tem, neste caso concreto, relativamente às crianças e jovens do concelho. É nosso objetivo potenciar a prática desportiva junto da comunidade estudantil da região, nomeadamente com alunos dos agrupamentos de escolas de Cister e de São Martinho do Porto. Foi por essa mesma razão que alargámos o leque de protocolos estabelecidos, para que pudéssemos ter uma grande quantidade de modalidades dentro deste projeto”, analisou Dalila Vicente.

Também segundo a explicação dada pela responsável desta iniciativa, a ideia passa por olhar ao bem-estar da população mais jovem, mas, também, pensar em oferecer às crianças uma oportunidade para que, num futuro próximo, possam dar sequência à prática desportiva nos clubes da chamada região de Cister. “Nem mais. Não só lhes damos a oportunidade de fazerem exercício físco, com todos os benefícios que daí advêm, até para a saúde mental, como também lhes abrimos as ‘portas’ para um eventual futuro desportivo nos clubes da nossa região. E como o leque de modalidades é diversificado, então assim será mais fácil para eles poderem perceber que tipo de ligação mais forte vão ter com um qualquer desporto”, concluiu.

Todas as atividades são de participação livre e gratuita. Basta aos pais e/ou tutores levarem as crianças às 10 freguesias onde vão realizar-se as atividades e deixarem os meninos brincar. Porque nestas idades, brincar é fundamental, mas a prática desportiva também é benéfica para a saúde. E quem sabe se, depois deste projeto, o ‘mais novo’ não quer ir praticar determinada modalidade num clube da região? Experimente…

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

ICEL lança adaptação da série espanhola “La Casa de Papel”

"A Casa de Aço" é o nome da minissérie produzida pela ICEL. A empresa de cutelarias, sediada na...

Duas empresas do concelho de Alcobaça marcam presença em evento internacional

A Aire Limestones e a MVC Portuguese Limestones, empresas sediadas na freguesia de Aljubarrota, participam na Rocalia 2023,...

Futsal: Pederneirense imparável chega à dezena de triunfos

O Pederneirense está a registar um arranque de temporada absolutamente dominador. A equipa goleou na receção à Bufarda...

Daniel Adrião apresentou candidatura à liderança do PS no Cine-teatro de Alcobaça

Foi em Alcobaça, sua terra natal, que Daniel Adrião apresentou, na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!