A Escola Profissional da Nazaré (EPN) associou-se este ano letivo a um projeto já levado a cabo pelo Município, que tem como objetivos combater o isolamento social da população sénior e potenciar o seu bem-estar físico.
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Nesse sentido, os alunos do 1.º ano do curso profissional de Desporto da EPN, no âmbito da disciplina “Gestão de Projetos e Desenvolvimento Social”, têm desenvolvido, em contexto escolar, um conjunto de exercícios para ser colocados em prática em casa dos idosos do concelho da Nazaré, que estão abrangidos por este projeto da autarquia.
A iniciativa ainda está numa fase embrionária, mas, a julgar pelo sucesso alcançado tem tudo para continuar a crescer. “Trata-se, no fundo, no envolvimento dos alunos com a comunidade, e, neste caso concreto, com os idosos do concelho. Os alunos de Desporto potenciam, na escola, um leque de exercícios aplicáveis à população sénior, deslocando-se, depois, a casa das pessoas que estão integradas neste projeto para levarem a cabo esses mesmos exercícios. Tem sido um sucesso, o balanço que fazemos é bastante positivo”, assinala a professora Carla Franco. A docente elenca ainda os benefícios que essa prática oferece aos idosos: “Para os alunos trata-se de uma iniciativa que lhes permite contactar com a realidade fora da escola e que também lhes poderá abrir perspetivas futuras no âmbito profissional e para os seniores, os exercícios praticados potenciam a sua saúde e bem-estar, sendo que, dessa forma, os benefícios são imensos para todos”.
Na prática, as dinâmicas levadas a cabo pelos cerca de 10 alunos da turma de 1.º ano de Desporto da EPN junto dos idosos da Nazaré que estão integrados nesta iniciativa estimulam a capacidade motora daqueles que têm mobilidade reduzida, mas também têm outro foco bem vincado: o combate ao isolamento social.
A equipa do município integrada neste projeto é composta por Liliana Figueira (psicóloga) e por Sónia Vidinha (animadora social), e a opinião de ambas é similar: “projeto extremamente enriquecedor”. As responsáveis apontam “o combate ao isolamento social e a promoção de relações intergeracionais como objetivos primordiais”, sem esquecer o “bem-estar biopsicossocial”, com reflexos na mente e no físico dos idosos. Ainda de acordo com as técnicas, “há o desejo de dar continuidade a este projeto para que possa haver mais alunos integrados e mais idosos a serem potenciados”