A Deartis – Comércio e Indústria de Cerâmica Artística, sediada em Casais de Baixo, em Porto de Mós, integrou o périplo da ministra da Coesão Territorial, no âmbito da iniciativa do “Governo Mais Próximo – distrito de Leiria”. A visita da governante, que decorreu ontem, foi aproveitada pela empresa de cerâmica para prestar uma homenagem a Margarida Louro, sócia-fundadora da Deartis, que faleceu em 2021.
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“A inauguração deste busto é uma homenagem que quisemos fazer à minha mãe, que deu o corpo e alma a esta empresa e à sua família”, adiantou Patrícia Louro, num discurso emocionado, perante todos os trabalhadores da empresa e os convidados para a cerimónia. O presidente da Câmara, Jorge Vala, aproveitou para dar os parabéns à empresa “por reconhecer a importância desta mulher, a Guida, no percurso desta empresa” e a Patrícia Louro, que comemorava naquele dia 29 anos.
Perante o momento emotivo, Ana Abrunhosa admitiu “ir embora de coração cheio” e com “um grande orgulho em ter neste território uma empresa como a Deartis”.
A empresa, que emprega uma centena de trabalhadores, exporta quase tudo quanto fabrica, a maioria tendo como destino os Estados Unidos. “Há muitos anos que nos dedicamos à exportação. O principal destino é os Estados Unidos, mas só no ano passado vendemos para 36 países”, adianta Jorge Louro ao REGIÃO DE CISTER. Mercados como América do Sul, Estados Unidos, Canadá, Europa, África do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia constam no portfólio da empresa. “Houve uma fase em que estávamos muito dependentes da Noruega e de um momento para o outro ficámos sem trabalho, o que nos obrigou a diversificar no produto e a apostar na Alemanha. Tivemos muito sucesso, mas ficámos também dependentes daquele mercado e para não voltarmos a correr o mesmo risco, apostámos muito nos Estados Unidos e tem corrido muito bem desde então“, acrescentou o empresário, que gere a Deartis, a Ceriart e a Homesense com as duas filhas e a Destinus e a Mixcer com o irmão (Carlos Louro).
A empresa vende com os nomes próprios Deartis e Mos, mas também produz para outras marcas. “Estamos nas principais cadeias de retail, fazemos desde os discounters até às marcas de luxo”, explica Jorge Louro, considerando que uma das mais-valias da empresa é a diversificação do produto. “Não somos muito automatizados, o que nos dá mais versatilidade. Preferimos fazer séries mais pequenas do que entrar nas séries grandes, das automatizadas, porque depois temos muito mais concorrência”, acrescenta.
A Deartis está a finalizar um investimento de cerca de 1 milhão de euros, com apoios comunitários, que incide no aumento de capacidade produtiva (em cerca de 20%), e está a iniciar um outro projeto, avaliado em 2,5 milhões de euros, no âmbito de um consórcio, que tem a ver com a reciclagem.